masterclass internacional; preservação

Abigail Child

Estados Unidos
29 de junho - domingo 15h às 17h Auditório I - 2º andar - Centro de Convenções Carga horária: 2h Faixa etária: a partir de 18 anos 40 vagas
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Objetivo

Nesta masterclass, a cineasta, poeta e artista experimental Abigail Child apresenta uma imersão em sua trajetória singular, marcada por uma prática estética radical e pela reinvenção constante da linguagem audiovisual. A conversa explora como a memória — pessoal, histórica e coletiva — atravessa sua obra, seja por meio do found footage, da montagem disruptiva ou da investigação crítica das imagens de arquivo. Referência do cinema de vanguarda nos Estados Unidos desde os anos 1980, Abigail Child propõe pensar o cinema como campo de experimentação política e poética, onde o passado é sempre revisto a partir de olhares insurgentes e formas inovadoras e com um constante olhar para o feminino., A masterclass convida o público a refletir sobre os modos de construção da memória no cinema contemporâneo e sobre o papel do gesto artístico na reinterpretação do mundo.

Mediação: Lila Foster – Presidente da ABPA | DF

Currículo

Abigail Child está na vanguarda do cinema experimental e da escrita desde os anos 1980, tendo realizado mais de cinquenta obras em filme/vídeo e instalações, além de ter publicado seis livros. Reconhecida como uma pioneira da montagem, Child explora a interação entre som e imagem para criar, nas palavras do LA Weekly, “obras brilhantes e emocionantes… um cinema político vibrante, atento à forma”. Seus projetos mais relevantes incluem Is This What You Were Born For?, um trabalho em sete partes que investiga os gêneros cinematográficos; B/Side, um filme que aborda a política do colonialismo interno; 8 Million, uma colaboração com a percussionista experimental Ikue Mori que redefine o conceito de “videoclipe”; The Suburban Trilogy, um filme digital modular que analisa de forma prismática a política do espaço e da identidade; e Mirror World, uma instalação multi-telaque incorpora elementos da sua série de “filmes legendados” para explorar o excesso narrativo.

Seus trabalhos mais recentes compõem uma trilogia de longas-metragens, incluindo UNBOUND, “filme doméstico” imaginário sobre a vida de Mary Shelley, filmado em Roma; ACTS & INTERMISSIONS, sobre a vida da anarquista Emma Goldman nos Estados Unidos; e ORIGIN OF THE SPECIES, filmado no Japão e nos EUA, que investiga as interações entre humanos e máquinas no século XXI.