Alexandre Jardim, Natália Castro e Felipe Barros

Rio de Janeiro
27 a 29 de junho – sexta a domingo 9h30 às 13h30 Sala Multiuso - 2º andar - Centro de Convenções Carga horária: 12h Faixa etária: a partir de 18 anos 15 vagas
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Objetivo

Objetivo geral 

Processos de restauração de áudio do CTAv – Introduzir os alunos nos processos e práticas da preservação de som, apresentando a história do desenvolvimento tecnológico de captação e registro de som para cinema e as melhores práticas e ferramentas digitais para restauração.

Conteúdo programático

Dia 1  – Introdução à Preservação e Restauração de Áudio no Cinema

  • Evolução histórica do som no cinema: panorama internacional e caso brasileiro.
  • Importância do patrimônio sonoro cinematográfico acumulado no último século.
  • Tipos de suportes sonoros e equipamentos associados.
  • Conceitos fundamentais: preservação x restauração.
  • Etapas de um projeto de restauração audiovisual, com ênfase nas especificidades do som.
  • O caráter processual e não definitivo da restauração.
  • Estudo de caso

Dia 2 – Digitalização e Fluxo Técnico de Restauração Sonora

  • Revisão do fluxo processual da restauração de áudio.
  • Fundamentos da digitalização: conversão analógico-digital, PCM, sample rate e bit depth.
  • Softwares e montagem de sessões de trabalho.
  • Suportes audiovisuais e respectivos equipamentos de reprodução: manutenção, checagem e variações de sinal de saída.
  • Utilização de pré-amplificadores, DIs e ajustes de impedância e volume.
  • Equipamentos de conversão: parâmetros para sinal ideal e relação sinal-ruído.
  • Estudo prático: digitalização de diferentes suportes.
  • Montagem de equipamentos e organização da sessão.
  • Boas práticas de nomenclatura e estruturação de arquivos.

Dia 3 – Restauração, Finalização e Documentação

  • Sincronização e avaliação inicial do material sonoro.
  • Planejamento da restauração: marcação e organização de anomalias na timeline.
  • Técnicas de restauração e tratamento com o software iZotope.
  • Introdução à masterização: equalização para diferentes suportes e ajuste de loudness por plataforma de exibição.
  • Ferramentas de medição de loudness.
  • Etapas de finalização e entrega do material restaurado.
  • Produção de documentação técnica e metadados.

Público alvo: Estudantes e profissionais de audiovisual e de preservação.

Currículo

Alexandre Jardim | RJ

Formado em Produção Fonográfica em 2016. E pós-graduado em Linguagem de Cinema e Audiovisual. De 2000 até a presente data atua na área de Mixagem de som para Cinema no CTAv, (Centro Técnico Audiovisual) do Ministério da Cultura. Onde já assinou mais de 50 longas metragens e mais de 200 curtas metragens. Possui vasta experiência em mixagem, edição de som, restauração de som para Cinema e TV, além de muitos trabalhos em som para animação. Participou de festivais e mostras de cinema. Como jurado no Cine Ceará/Fortaleza, Primeiro Plano em Juiz de Fora, Animacine em Gravatá, Cinemúsica em Conservatória. Realizou Oficinas de Som para Filmes de Animação: Oficina de Cinema de Animação em Volta Redonda, Curta Canoa em Canoa Quebrada, Animacíne em Gravatá, Cine Festival em Russas, Ceará. Também a oficina Produção sonora para filmes de animação e ficção na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e Oficina de Restauração de som no 18º CineOP. Realizou palestras sobre Mixagem no cinema e na Tv. Atualmente atua na área de preservação de filmes do CTAv executando digitalização, restauração e masterização de som do acervo.

Felipe Barros | RJ

Chefe da divisão educacional do CTAv/SAv-MinC. Professor de áudio/música, game design e projetos na graduação em Jogos Digitais do IFRJ. Pós-doutor e Doutor em Antropologia Social no PPGSA-UFRJ, pesquisador visitante na Universidade de Columbia/NYC e no Smithsonian Institution/Washington DC. Mestre e bacharel em música pela UFRJ. Possui experiência em gestão de projetos educacionais e equipamentos culturais, produção de som/música para audiovisual e em digitalização de acervos sonoros.

Natália Castro | RJ

Preservadora audiovisual, mestra em meios e processos audiovisuais e servidora pública no Acervo Audiovisual do Centro Técnico Audiovisual – CTAv, vinculado à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. É associada à ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual e autora do livro “Revisão de filmes: manual básico” (2023), editado pela Cinemateca do MAM-Rio em parceria com o PPGCine-UFF.