Objetivo
Objetivo geral
Processos de restauração de áudio do CTAv – Introduzir os alunos nos processos e práticas da preservação de som, apresentando a história do desenvolvimento tecnológico de captação e registro de som para cinema e as melhores práticas e ferramentas digitais para restauração.
Conteúdo programático
Dia 1 – Introdução à Preservação e Restauração de Áudio no Cinema
- Evolução histórica do som no cinema: panorama internacional e caso brasileiro.
- Importância do patrimônio sonoro cinematográfico acumulado no último século.
- Tipos de suportes sonoros e equipamentos associados.
- Conceitos fundamentais: preservação x restauração.
- Etapas de um projeto de restauração audiovisual, com ênfase nas especificidades do som.
- O caráter processual e não definitivo da restauração.
- Estudo de caso
Dia 2 – Digitalização e Fluxo Técnico de Restauração Sonora
- Revisão do fluxo processual da restauração de áudio.
- Fundamentos da digitalização: conversão analógico-digital, PCM, sample rate e bit depth.
- Softwares e montagem de sessões de trabalho.
- Suportes audiovisuais e respectivos equipamentos de reprodução: manutenção, checagem e variações de sinal de saída.
- Utilização de pré-amplificadores, DIs e ajustes de impedância e volume.
- Equipamentos de conversão: parâmetros para sinal ideal e relação sinal-ruído.
- Estudo prático: digitalização de diferentes suportes.
- Montagem de equipamentos e organização da sessão.
- Boas práticas de nomenclatura e estruturação de arquivos.
Dia 3 – Restauração, Finalização e Documentação
- Sincronização e avaliação inicial do material sonoro.
- Planejamento da restauração: marcação e organização de anomalias na timeline.
- Técnicas de restauração e tratamento com o software iZotope.
- Introdução à masterização: equalização para diferentes suportes e ajuste de loudness por plataforma de exibição.
- Ferramentas de medição de loudness.
- Etapas de finalização e entrega do material restaurado.
- Produção de documentação técnica e metadados.
Público alvo: Estudantes e profissionais de audiovisual e de preservação.
Currículo
Alexandre Jardim | RJ
Formado em Produção Fonográfica em 2016. E pós-graduado em Linguagem de Cinema e Audiovisual. De 2000 até a presente data atua na área de Mixagem de som para Cinema no CTAv, (Centro Técnico Audiovisual) do Ministério da Cultura. Onde já assinou mais de 50 longas metragens e mais de 200 curtas metragens. Possui vasta experiência em mixagem, edição de som, restauração de som para Cinema e TV, além de muitos trabalhos em som para animação. Participou de festivais e mostras de cinema. Como jurado no Cine Ceará/Fortaleza, Primeiro Plano em Juiz de Fora, Animacine em Gravatá, Cinemúsica em Conservatória. Realizou Oficinas de Som para Filmes de Animação: Oficina de Cinema de Animação em Volta Redonda, Curta Canoa em Canoa Quebrada, Animacíne em Gravatá, Cine Festival em Russas, Ceará. Também a oficina Produção sonora para filmes de animação e ficção na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e Oficina de Restauração de som no 18º CineOP. Realizou palestras sobre Mixagem no cinema e na Tv. Atualmente atua na área de preservação de filmes do CTAv executando digitalização, restauração e masterização de som do acervo.
Felipe Barros | RJ
Chefe da divisão educacional do CTAv/SAv-MinC. Professor de áudio/música, game design e projetos na graduação em Jogos Digitais do IFRJ. Pós-doutor e Doutor em Antropologia Social no PPGSA-UFRJ, pesquisador visitante na Universidade de Columbia/NYC e no Smithsonian Institution/Washington DC. Mestre e bacharel em música pela UFRJ. Possui experiência em gestão de projetos educacionais e equipamentos culturais, produção de som/música para audiovisual e em digitalização de acervos sonoros.
Natália Castro | RJ
Preservadora audiovisual, mestra em meios e processos audiovisuais e servidora pública no Acervo Audiovisual do Centro Técnico Audiovisual – CTAv, vinculado à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. É associada à ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual e autora do livro “Revisão de filmes: manual básico” (2023), editado pela Cinemateca do MAM-Rio em parceria com o PPGCine-UFF.