Objetivo
Objetivo geral
Introdução as técnicas de animação através da aplicação dos princípios básicos para construção do movimento quadro a quadro utilizando tecnologias de baixo custo.
Conteúdo programático
Dia 1
- Introdução ao conceito de obra audiovisual e seus aspectos sociais; Introdução às teorias sobre a relação som e imagem; Fundamentos da linguagem audiovisual; História social das tecnologias audiovisuais; Aspectos da estética audiovisual e sua expressão no cinema live action, animação e jogos digitais; Estrutura de diferentes obras audiovisuais; produção audiovisual como representação social e mecanismos de luta política de grupos sociais.
Dia 2
- Princípios da animação: Compreensão do Fluxo de Trabalho de Animação, da concepção à renderização final; Planos, enquadramentos, movimentos de câmera; Iluminação; Narrativas a partir do movimento; Importância das expressões dos personagens; Tempo e espaço em narrativa audiovisual; Adaptação de roteiro e histórias em storyboards; Produção de storyboards e animatics; Planejamento de produção de animação.
Dia 3
- Princípios da Animação: Linha do tempo e conceito de quadros por segundo; Ferramentas de animação digital e suas interoperabilidades: ToonBoom Harmony, Krita, Blender, Adobe Animate; Design de Personagens para Animação; Model Sheet; Desenvolvimento de personagens animadas; Rotoscopia; Stop Motion; Animação de recorte e motion tween; Diferenças entre processo de Animação 2D e Animação 3D ; Vetorização de personagens; Rigging 2D, Bones; Expressão facial; Sincronismo labial (Lipsync); Recursos 3D no processo de animação 2D; Materiais e Texturas; Uso de Camadas; Profundidade, perspectiva e movimento na animação; Integração de Animações; Exportação e organização de arquivos.
Público alvo: Estudantes e profissionais de audiovisual.
Currículo
Sérgio Arena
Equipe de efeitos especiais filme; Quilombo de caça Diegues; Estágio como assistente de efeitos especiais na Trielli et fils aubervilliers frança; Efeitos especiais Areias escaldantes de Francisco de Paula; Responsável pelo laboratório de animação do CTAv; Fotografia e efeitos de abertura de produções finalizadas no ctav; Ministrante de oficinas e cursos de cinema de animação; Produtor de finalização e supervisão de transfer tape tô Fim kinetoon produções; Supervisor de transfer labocine do Brasil.
Thiago Facina
Fotógrafo, artista visual e professor – Doutorando em Artes pelo PPGARTES UERJ e Mestre em Ciências Sociais – Pós graduado em Fotografia e Imagem – IUPERJ – Bacharel em Comunicação Social e Licenciatura em Artes Visuais – Diretor de audiovisual dos cursos online do EEA (Estúdio Escola de animação). 2019-2020 – Diretor de criação do canal do Copa Studio no Youtube. 2020 – Exposições de 2020: coletiva na Galeria Autour de L`Image – Lyon, França/ coletiva na Quellen Galerie – Stuttgart, Alemanha. – Compositor de trilha sonora para o filme – Tromba Trem do Copa Studio. 2019-2020 – Professor de fotografia voluntário na Escola Parque da Rocinha. 2019 – Exposição solo Galeria Autour de L`Image – Lyon, França. 2018 Direitor de fotografia: Filme de animação 11010 – direção ONZE: Gabriela Monnerat e Rodrigo Amim – 2019 Documentário “Lacerda” (nome provisório) – direção Olívio Petit – em finalização Documentário “Proibidão” – direção de Ludmila Curi e Guilherme Arruda – 2012 Documentário “Magarinos: advogado do morro” – direção de Ludmila Curi – 2012