CINEMA, EDUCAÇÃO E PERCEPÇÕES FALAM A LINGUAGEM DAS POSSIBILIDADES
A curadoria do Cine Expressão acontece sustentada por uma percepção de que, antes de crianças, jovens e adultos ocuparem seus lugares de educandos e educadores, são seres imersos num processo evolutivo de suas condições de existência. O que nos permite atuar muito mais num desabrochar de suas potencialidades reveladas diante dos filmes, do que na aquisição de novas informações.
Além dos curtas serem distribuídos por faixas etárias, alinhados às expectativas cognitivas das crianças e dos jovens, penso em filmes que se comuniquem entre si, por suas essências, permitindo que a montagem das sessões provoque uma crescente de emoções.
A sessão de cinco a sete anos, composta por três animações, permite uma poderosa conversa sobre as naturezas, nossa relação com nossos aspectos naturais, os grandes tesouros da nossa vida e aqueles brilhos nos olhos que demonstram nossos maiores interesses. Cultura e educação despertando consciência sobre o sentido da infância na percepção das crianças.
De oito a dez anos, as duas animações e os dois curtas de ficção conversam entre si, fortalecendo um aprofundamento em questões como: De onde nascem nossas escolhas, como expressamos os movimentos que acontecem dentro de nós, qual a nossa percepção sobre a nossa importância em cada lugar em que nós estamos, e o poderoso senso de coletividade. Quando realmente aprendemos sobre isso?
A sessão de 11 a 13, composta por dois curtas de animação e dois curtas de ficção, nos convida a olharmos profundamente para nós. O que aprendemos a esperar de nós, o que esperam de nós, o que aprendemos a acreditar que precisamos mudar em nós, o que conseguimos ser x versus o que precisamos ser.
Para os jovens acima de 14 anos, proponho um documentário que nos coloca num lugar de responsabilidade pelos espaços que ocupamos. É um convite para chacoalharmos nossos conceitos sobre educação, sobre escola e sobre nossa importância para o corpo discente e para o corpo docente. Urge colocarmos as relações em nossos abraços.
A curadoria de um programa da relevância do Cine-Escola é o exercício de revelar as forças presentes prontas a serem expandidas em novas possibilidades, por meio de sessões de cinema. Sendo assim, as atividades propostas como aprofundamento dos temas transitam pelas percepções das crianças e jovens sobre si mesmos, sobre a vida e sobre o mundo.
Ramina El Shadai
Curadora