Recortes de olhares em formação

s duas sessões da TV Ufop apresentam curtas-metragens realizados em universidades com formação em cinema e audiovisual. São nove produções de diferentes estados do Brasil, como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Entre os filmes selecionados, três curtas de animação com estilos e técnicas diferentes compõem a programação, como espelhamento da temática deste ano da CineOP.

A primeira sessão começa com Até o Último Sopro, de Benjamin Medeiros. Realizado a partir do Looking China Youth Film Project, dentro da Universidade de São Paulo (USP), o documentário explora a força da musicalidade das flautas de suona e o estranhamento do som do instrumento, que é bastante comum nas apresentações da Música Popular de Fuzhou, na China. 

Da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Enquadro tem direção coletiva de Gabriel Dôco, Lucas Shin-iti, Luísa Martins e Yari Delgado. Fruto do curso de graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais (Caad), a animação acompanha as angústias do processo criativo de uma jovem artista, em meio à pressão profissional. O curta experimental Quanto Tempo Dura o Toque, de Bella Cintra, foi realizado na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e mistura registros de documentário e ficção para um exercício instigante em torno do luto vivido por dois irmãos que perderam a mãe. 

O documentário Compram-se Memórias e Cartas de Amor, de Cristina Neves e Ruan Bertuce, é outra produção de estudantes da Universidade de São Paulo (USP). O foco é o conteúdo de objetos como cartas, fotografias, entre outras relíquias do passado, que fazem parte da rotina de frequentadores e vendedores de um antiquário. Da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), a animação Carcinização, de Denis Souza, acompanha a jornada de três jovens amigos com desejos diferentes para seus futuros.

Na segunda sessão, Chuva – – Este Filme Não É meu, de Antônio Fabrício, do Instituto Federal de Goiás (IFG), é um experimental que faz uso de várias imagens de arquivo de registros de chuva em uma montagem que dimensiona a atmosfera cíclica do fluxo das águas. Os cuidados da maternagem são tema do documentário da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Mães de Sal, de Uriel Silva, que reflete sobre as relações afetivas de mães, tias e avós no espaço doméstico.  

A animação da Universidade Federal Fluminense (UFF), O Capitão que Não Podia Abandonar o Navio, de Camila C. Bastos, narra a trajetória de um capitão com anseios na busca por superar a depressão em meio ao mar. Da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Não Tem Mar nessa Cidade, de Manu Zilveti, parte de uma aproximação sensível da história de amor, parceria e separação entre dois jovens universitários africanos que vivem seus últimos dias juntos no Brasil.

Camila Vieira
Rubens Fabricio Anzolin
Curadores