VALORES DE OURO PRETO EM ARTE, SABOR E TRADIÇÃO
A Mostra Valores é uma iniciativa e idealização da Universo Produção. Tem o propósito de dialogar e valorizar pessoas, ações, programas e comunidades das cidades de Tiradentes, Ouro Preto e Belo Horizonte, que estão inseridas no âmbito do Cinema sem Fronteiras –programa internacional de audiovisual que reúne as três mostras anuais, diferenciadas e complementares, com o intuito de exibir e discutir a produção contemporânea do cinema, sua história, patrimônio, linguagens, estéticas e formas de inserção no mercado audiovisual.
Na 17a edição da CineOP, a Mostra Valores promove uma ação diferenciada –a Festa Junina da CineOP–que reúne grupos artísticos e instituições sociais de Ouro Preto para participarem dessa ação conjunta que valoriza a arte, o sabor e a tradição num gesto de solidariedade e coletividade.
Além disto, a 17ªCineOP oferece conteúdo para integrar a grade de programação da TV Ufop, da Universidade Federal de Ouro Preto. Serão duas sessões de curtas que traz em filmes de diversos estados brasileiros para serem exibidos durante o evento na emissora universitária.
Convidamos você a participar dessas ações que integram a programação da Mostra Valores e contribuir para as instituições que dependem da soma de esforços para sua manutenção e trabalho que beneficiam os mais necessitados.
FESTA JUNINA DA CINEOP
Duas quadrilhas, barraquinhas de comes e bebes, brincadeiras e instituições sociais marcam presença para fazer da Festa Junina um encontro festivo para reunir toda a família em clima de alegria e afeto com solidariedade e união. Vamos dançar, divertir e matar saudade de uma festa junina presencial.
BAR DA NIDA
O bar surgiu por causa de uma barraca de pastéis que eram vendidos na festa do padroeiro, São Sebastião, no mês de janeiro; com o decorrer do tempo, atendendo a pedidos, os proprietários resolveram montar um barzinho que foi tomando corpo e caiu no gosto do povo. O bar hoje é um espaço cultural com forró pé de serra na sexta-feira, voz e violão no sábado, samba no domingo e jazz na segunda-feira; acontecem também exposições, apresentações teatrais e casamentos; é um bar bem familiar onde se serve a comida mineira, a sempre encantadora culinária de quintal!
BARZIM DA ESQUINA
“Da nossa família para sua família.”Essa é a missão do bar. Fundado em 2016, o Barzim da Esquina compartilha os sabores mineiros repletos de amor e carinho, da família, com os clientes. Em um ambiente familiar e super acolhedor, oferece afeto em forma de comida.
INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS
NÚCLEO DE APOIO À VIDA DE OURO PRETO
O Núcleo de Apoio à Vida de Ouro Preto (Naviop) é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos, fundada em novembro de 2017 com o objetivo primeiro de implementar e manter o Programa CVV – Como Vai Você? – programa nacional de apoio emocional e prevenção ao suicídio, na cidade de Ouro Preto. O programa esteve em funcionamento entre 2018 e 2020, tendo as atividades paralisadas com a chegada da pandemia da covid-19. Passado o período mais crítico da pandemia, coma demanda local por acolhimento, apoio emocional e ações preventivas ao suicídio, o Naviop foi reativado em maio de 2022, reformulando estratégias de ações, visando atender prioritariamente as comunidades de Ouro Preto e distritos, por meio do programa CVV Comunidade, estreitando os laços e fortalecendo vínculos com a população local. Além disso, está ampliando as iniciativas, passando a atuar na interface sociocultural-ambiental e na saúde preventiva.
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS DEFICIENTES DE OURO PRETO
A Associação Comunitária dos Deficientes de Ouro Preto e Inconfidentes, Acodopi, tem por finalidades a união e a inclusão social das pessoas com deficiência, associada, e seus familiares, associados, em todas as faixas etárias –criança e adolescentes, jovens, adultos, idosos –bem como planejar, desenvolver e executar planos, programas, projetos e atividades em consonância com as legislações vigentes para as suas diversas áreas de atuações, tais como: assistência social, saúde, educação, transporte, esporte e desporto, turismo, cultura e artes, fotografia, lazer, comunicação, radiodifusão, pesquisa científica, patrimônio, acessibilidade, mobilidade urbana, meio ambiente, direitos humanos e cidadania, dança, música, artesanato, moda e beleza, nutrição, culinária, desenvolvimento econômico,geração de emprego e renda, comércio, habilitação e reabilitação, equoterapia, consultoria e assessoria em suas áreas de atuação, trabalho em rede. Sua atuação se dá como entidade de atendimento, assessoramento e defesa e garantia de direitos, respeitadas as deliberações do CNAS em consonância com a Lei nº 8.742, de 7 jul. 1993, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
ESCOLA MUNICIPAL PADRE CARMÉLIO AUGUSTO TEIXEIRA
A Escola funcionava à Rua D. Helvécio, 428, bairro das Cabeças, com a denominação Instituto Barão de Camargos, para atender aos alunos internos da Febem. Em26 jan. 1979, foi transferida para o bairro São Cristóvão, à Rua Professor Alberto Barbosa, 36, para atender alunos da localidade.Em outubro de 1986, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto construiu o prédio da referida escola, que passou a funcionar no ano seguinte à Rua Pirita, 55, no mesmo bairro.Com autorização da extensão de série (Minas Gerais, 14 fev. 1987,p.9, coluna 3), a Escola Estadual, junto ao Instituto Barão de Camargos, passou a oferecer as oito séries do ensino fundamental, bem como o Pré-Escolar.
Em 1992 foi construído o novo prédio e em 1994 a Prefeitura tomou posse do desse prédio, situado à Rua Padre Carmélio Augusto Teixeira, 100, bairro São Cristóvão. Em 24 ago. 1994, através do Decreto 35.938, a escola passou a denominar-se Escola Estadual Barão de Camargos, que, posteriormente, com a municipalização, passou a chamar-se Escola Municipal Padre Carmélio Augusto Teixeira. Ao longo de sua existência, a escola sempre apresentou problemas na encosta do prédio, no entanto, com a intensa chuva ocorrida no final de 2021 e início de 2022, o prédio foi condenado pela Defesa Civil e ficou por três meses desalojada, atendendo a comunidade somente de forma remota. Por fim, no mês de abril deste ano, a Prefeitura autorizou o funcionamento da escola no Paço da Misericórdia, onde está com funcionamento normal até o momento, na expectativa da construção de um prédio novo.