MOSTRA CONSTRUINDO MEMÓRIAS EXIBE PRÉ-ESTREIA NACIONAL DE JOEL ZITO ARAÚJO

Publicado em 29 jun 2025

A 20ª CineOP apresenta a pré-estreia nacional de “Brasilianas: O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo”, documentário de Joel Zito Araújo, nesta segunda-feira, 30 de junho, às 17h, no Cine-Teatro. A exibição integra a Mostra Contemporânea – Construindo Memórias, uma das novidades desta edição, ao lado da Mostra Competitiva Arquivos em Questão.

Criada especialmente para a 20ª edição da CineOP, a Mostra Construindo Memórias reúne longas contemporâneos que, com ou sem uso de arquivos, colaboram de forma significativa para a cultura cinematográfica e para a preservação e celebração da memória brasileira. Em sua estreia, a mostra homenageia figuras marcantes da história e da cultura nacional, como o escritor Jorge Amado, o músico Dorival Caymmi, o pintor Carybé, a atriz do cinema silencioso Eva Nil e a companhia musical Brasilianas, formada por um elenco negro que projetou a cultura brasileira internacionalmente.

Além do filme de Joel Zito, foram exibidos na mostra Construindo Memórias “3 Obás de Xangô”, de Sérgio Machado, e “O Silêncio de Eva”, de Elza Cataldo. Os três filmes, ambientados entre os anos 1920 e as últimas décadas, resgatam trajetórias e contextos distintos que ajudam a construir uma memória viva e diversa do país

INFORMAÇÕES 

Toda a programação é gratuita e pode ser consultada  no site oficial.

Acompanhe também pelas redes sociais:
Instagram: @universoproducao
Facebook: @cineop
YouTube: Universo Produção
Twitter: @universoprod
LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

20ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO25 a 30 de junho de 2025 

Centro de Artes e Convenções da Ufop

Praça Tiradentes

Cine- Museu da Inconfidência


Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Patrocínio: Caixa, Itaú, Codemge/Governo De Minas Gerais
Parceria Cultural: Sistema Fecomércio MG / Sesc em Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Prefeitura de Ouro Preto e Instituto Universo Cultural
Idealização e Realização: Universo Produção
Ministério da Cultura/Governo Federal/União e Reconstrução


ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Universo Produção| (31) 3282.2366/ 9 9534-6310 – Laura Tupynambá | imprensa@universoproducaocom.br

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Luz Comunicação 

Jozane Faleiro – (31) 992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br

Wandra Araújo – (31) 999645007 – imprensa@luzcomunicacao.com.br

Eliz Ferreira – (11) 991102442 – eliz@atticomunicacao.com.br

Valéria Blanco – (11) 991050441 – atticomunicacao1@gmail.com

Produção de textos: Marcelo Miranda e Luz Comunicação