DIVERSIDADE DE ATORES, DIVERSIDADE DE AÇÕES

Três programas compõem a Mostra Preservação da 19a.ª CineOP. Em diálogo com a programação do Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, a curadoria apresenta obras recentemente digitalizadas, de diferentes épocas e formatos, e um episódio de telenovela, almejando dar visibilidade ao menos a uma pequena amostra da diversidade de projetos relacionados à preservação audiovisual ora em curso no país. Além disso, apresenta uma pequena seleção de obras do acervo da Cineteca Nacional do Chile, instituição que, apesar de ter menos de 20 anos de existência, é uma referência para cinematecas e arquivos audiovisuais latino-americanos, em especial por seu trabalho de digitalização, restauração e acesso do patrimônio audiovisual chileno. 

O primeiro programa é dedicado ao trabalho da Cineteca Nacional do Chile e propõe ainda uma aproximação com a Temática Histórica da CineOP voltada para os filmes de animação. Serão apresentados quatro curtas-metragens de animação e um longa-metragem de ficção silencioso. A Transmissão de Cargo 1920-1925 (La Transmisión del Mando 1920-1925), de Alfredo Serey e Nicolás Martínez, é considerada a primeira animação realizada no Chile e esteve desaparecida por mais de um século. Foi apenas em 2023 que uma cópia colorida em suporte de nitrato foi encontrada pelo pesquisador e diretor do Festival de Cine Recobrado, Jaime Córdova Ortega. Essa cópia, que apresenta de seis minutos da obra original de cerca de 10 minutos, foi digitalizada em 4k e tratada digitalmente pela Cineteca Nacional. Outra animação pioneira, 15 Mil Desenhos (15 Mil Dibujos) de Carlos Trupp e Jaime Escudero, era considerado o filme de animação mais antigo preservado, até a redescoberta de A Transmissão de Cargo… Trata-se, na realidade, de um fragmento de sete minutos do filme que originalmente tinha cerca de meia hora. O filme foi feito a partir do encontro dos realizadores com Walt Disney, que estava de passagem pelo Chile. Mais duas animações fazem parte desse programa, ambas realizadas por um dos mais reconhecidos e premiados animadores chilenos, Tomás Wells. Tango Mortal, de 1988, é uma obra do período de estudos de Wells na Alemanha, e Massa (Pasta) é um dos seus filmes mais premiados. A partir de uma combinação de técnicas tradicionais de animação, as obras de Wells são exemplos de um trabalho para criar uma experiência visual única e emocionalmente rica. Por fim, fechando esse programa, será apresentado o longa-metragem silencioso O Hussardo da Morte (Húsar de la Muerte). Monumento do cinema chileno, o filme de 1925 foi digitalizado em 4k e restaurado quadro a quadro pela Cineteca Nacional a partir de uma cópia 35mm pertencente à Divisão de Cultura do Ministério de Educação do Chile. Escrita, dirigida e protagonizada por Pedro Sienna, o filme conta epi- sódios da história de Manuel Rodríguez, figura histórica da luta de independência chilena até sua execução. O filme foi considerado, em 1998, Monumento Histórico do país, sendo o único filme a receber
essa menção.

O segundo programa celebra o centenário de Mario Civelli (1923-1993), com exibição da cópia digitalizada de Uma Vida para Dois, de 1953. O cineasta, italiano de nascimento, emigrou para o Brasil em
1946, onde atuou como produtor, diretor e distribuidor de cinema, além de fundar a Companhia Cinematográfica Multifilmes (Mairiporã-SP), que produziu filmes como Luar do Sertão; Presença de Anita; Destino em Apuros e É um Caso de Polícia. Foi produtor de diversas obras importantes da cinematografia nacional, como À Meia-Noite Levarei sua Alma, Barravento, O Caso dos Irmãos Naves e O Gigante. Uma Vida para Dois, longa-metragem de Armando Miranda e Sérgio Brito com produção de Mario Civelli, se aproxima do gênero suspense ao contar a história de dois homens que amam a mesma mulher e que fazem um pacto de morte. A cópia exibida é resultado de uma nova digitalização capitaneada pela Memória Civelli, que há anos atua para preservar e restaurar o trabalho desse personagem tão relevante para a história do cinema brasileiro, que ainda carece de reconhecimento à altura de seu trabalho. A restauração de Uma Vida para Dois está em andamento: a digitalização da única cópia sonora 16mm do filme foi feita em caráter de urgência, de forma a garantir uma matriz digital (imagem e som), tendo em vista que essa cópia apresenta sinais de deterioração, e que os negativos originais de imagem e som se deterioraram completamente. Como ainda não foi possível localizar outros materiais do filme, até o presente momento é a matriz digital que garantirá o processo de restauro. A exibição do filme tem como continuidade a apresentação do estudo de caso do projeto de recuperação da obra de Mario Civelli, e dos trabalhos feitos em Uma Vida para Dois, em particular.

Sempre com objetivo de apresentar a diversidade de projetos relacionados à preservação audiovisual, o terceiro e último programa é composto por dois curtas-metragens documentais e um episódio de telenovela da década de 1970. O primeiro curta, Chico da Silva (1976), apresenta o artista plástico Francisco Domingos da Silva e sua obra. Nascido no Acre e vivendo no Ceará desde criança, Chico foi “descoberto” pelo pintor e crítico suíço Jean Pierre Chabloz, enquanto pintava com pó de tijolo, carvão e grama as paredes das cabanas dos pescadores da vila onde vivia. Chabloz introduziu Chico na pintura à guache, possibilitando o desenvolvimento de sua arte, fortemente influenciada pelos contos populares amazônicos, que chegou a ser exposta na Bienal de Veneza. O documentário foi realizado por Pedro Jorge de Castro, cineasta cearense e professor de Cinema da Universidade de Brasília, e restaurado pelo Laboratório de Preservação, Conservação e Digitalização do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), cujos responsáveis, David Felício e Gabriela Dantas, estão presentes na 19ª CineOP, na mesa sobre digitalização de suporte fotoquímico [segunda-feira, 24/6, às 17h15]. O trabalho de digitalização e restauro digital foi feito a partir de um internegativo 35mm de imagem e de som. Durante a pesquisa prévia, o diretor do documentário havia sido contatado e contribuiu para a localização deste internegativo 35mm produzido pela Líder Cine, e que estava depositado em uma empresa especializada em prestação de serviços audiovisuais. O restauro digital foi iniciado com uso do software Diamant-Film Restoration, para uma redução das sujidades, e a correção de cores, feita com o DaVinci Resolve, para melhorar um leve desbotamento da cópia. As referências de cor foram as próprias obras de Chico da Silva, algumas reproduzidas nos laboratórios do MIS-CE, e outras encontradas em catálogos de recentes exposições que homenageiam o artista.

O segundo curta-metragem vem de Goiás, Pirenópolis – O Divino e as Máscaras (1968), e apresenta um de seus festejos populares mais conhecidos: a festa do Divino e as Cavalhadas dessa pequena cidade colonial. O filme foi realizado pelo multiartista e folclorista argentino Lyonel Lucini, brasiliense por adoção. Lucini foi professor do ICA (Instituto Central de Artes) da Universidade de Brasília, tendo que se afastar por conta do acirramento da ditadura militar dentro do âmbito acadêmico – – voltando a lecionar ali nos anos 90. O artista foi fundamental na formação de diversos cineastas da capital do país, além de ter sido um grande mobilizador cultural no cenário local e nacional, tendo sido presidente e gestor da Associação Brasiliense de Cinema e Video (ABCV) e da Associação Brasileira de Curta-Metragistas e Documentaristas (ABD). O documentário foi digitalizado em 4K a partir de duas cópias 35mm, uma do próprio diretor e outra do CTAv, que já apresentavam problemas de conservação, tais como esmaecimento das cores, leve encolhimento, perda de contraste, risco, entre outros, mas estavam íntegras. Não foram localizados os negativos originais. A partir da geração de arquivos de preservação 4K, foram utilizadas ferramentas para estabilização da imagem, ajustes de densidade e contraste, retirada digital de sujidades, riscos e marcação de luz ao final do processo. Em relação ao som foram aplicadas ferramentas para ajustes, já que apresentava nível baixo e ruídos. Foram geradas matrizes de preservação, de reprodução e de distribuição e armazenados em HDs e fitas LTO, que serão encaminhados em breve para o CTAv e Cinemateca Brasileira.

Fechando esse programa, será apresentado o primeiro capítulo de Coração Alado (1980), telenovela escrita pela célebre dramaturga Janete Clair, falecida precocemente há 40 anos. A autora sofreu com a censura da época, por inserir na trama temas então polêmicos, como divórcio, prazer feminino, feminicídio, estupro, e a própria situação política no Brasil, que vivia sob o regime militar há mais de 15 anos. O trabalho de recuperação de imagem e som do episódio é parte do projeto Fragmentos, da Globoplay, voltado para a memória e a valorização do audiovisual brasileiro, que exibe parte de telenovelas dos anos 1970 e 1980, cujas tramas possuem de dois a 20 capítulos preservados. O projeto exige um complexo trabalho de pesquisa, recuperação de mídias, digitalização e restauração das imagens, que vê a teledramaturgia como fundamental contribuição para a história do país. Dos 185 capítulos, foram resgatados seis, incluindo o primeiro e o último episódio. Por conta de questões relacionadas à preservação dos suportes e à polêmica recepção à época, é a primeira vez que a novela é reexibida desde sua estreia. A exibição do capítulo tem como continuidade a apresentação do estudo de caso do projeto, que contempla os trabalhos realizados em Coração Alado. [segunda-feira, 24/6, às 10h].

José Quental
Vivian Malusá
Curadores

CINETECA NACIONAL DO CHILE – PÉROLAS DA COLEÇÃO

A instituição convidada para apresentar seus trabalhos na 19a.CineOP é uma das cinematecas nacionais mais recentes do mundo (2006), mas sua idade é inversamente proporcional à importância dos trabalhos e de seu legado. Além do fundamental trabalho de conservação de filmes, documentos conexos, catalogação, restauração, e das salas de cinema, nos seus quase 20 anos de existência tem feito um trabalho primoroso e amplo de digitalização de seus acervos, com a proposta de deixar este patrimônio audiovisual para livre acesso através de sua plataforma online. Em diálogo com a temática histórica desta edição, o programa apresenta quatro animações, duas históricas e duas mais recentes, estas dirigidas pelo realizador chileno Tomás Wells, um dos grandes nomes da animação chilena.

CENTENÁRIO MÁRIO CIVELLI

Mario Civelli (1923-1993) foi um dos grandes nomes do cinema no Brasil. Nascido na Itália, atuou como produtor, diretor e distribuidor no Brasil com contribuições incontornáveis para a história do cinema brasileiro. Celebrar seu centenário é também sublinhar o fundamental trabalho que vem sendo desenvolvido pela Memória Civelli em preservar e restaurar o trabalho deste personagem.

UM OLHAR PARA A DIVERSIDADE DA RESTAURAÇÃO NO BRASIL

Com objetivo de apresentar um pequeno recorte da diversidade de projetos recentes relacionados à preservação audiovisual no Brasil, o terceiro e último programa é composto por dois curtas-metragens documentais e um episódio de telenovela. Esta seleção traz um dado importante dos trabalhos de restauração recentes, que é uma maior descentralização geográfica de projetos, que pode estar relacionado a uma ampliação no número de instituições que estão equipadas e aptas para realizarem a digitalização do suporte fotoquímico e posterior restauração – um tema que mereceria uma análise com viés de pesquisa acadêmica. O programa traz também a diversidade de atores que protagonizam essas ações, com a apresentação, pela primeira vez na CineOP, de teledramaturgia – que nos últimos anos tem sido pauta para preservação e restauração por parte das TVs, como um de seus ativos valiosos.