O futuro da preservação audiovisual e O cinema na escola estarão no centro dos debates dos dois grandes encontros que integram a programação gratuita da 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que vai acontecer de 19 a 24 de junho.
Os interessados têm até 10 de junho para se inscrever gratuitamente pelo site www.cineop.com.br
Único evento a enfocar o cinema como patrimônio, preservação, história e educação, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 19ª edição de 19 a 24 de junho de 2024. A intensa programação da Mostra conta com a realização do 19º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação – XVI Fórum da Rede Kino. Mais de 200 especialistas em audiovisual e educação se unem nestes dois encontros para discutir temas relacionados ao cinema na escola e ao futuro da preservação audiovisual, buscando aprimoramento, colaboração, troca de experiências e alinhamentos de estratégias e ações para o setor. As atividades serão realizadas no Centro de Artes e Convenções (Rua Diogo de Vasconcelos, 328, bairro Pilar).
Os interessados em participar e receber certificação do Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação devem se inscrever até o dia 10 de junho pelo site do evento www.cineop.com.br. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.
19º ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
“O futuro da preservação audiovisual começa no presente” vai nortear as atividades do 19º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros. Com curadoria de José Quental e Vivian Malusá, o encontro vai discutir temas como políticas públicas para o patrimônio, inteligência artificial e o futuro da preservação audiovisual, regulamentação do vod e repositórios digitais. Serão 12 atividades dentre debates, masterclass e apresentação de cases.
Uma das convidadas internacionais é a chilena Macarena Bello, coordenadora de Mediação e Audiências da Cineteca Nacional de Chile, que apresentará em uma masterclass um panorama dos trabalhos realizados pela instituição, com destaque para as ações de preservação digital. Exibições de filmes integram a Mostra Preservação e cases de restauro dos trabalhos produzidos por Mario Civelli (1923-1993), como os filmes “Uma vida para dois” (1953) e “O craque” (1953), também estão no roteiro do encontro, dentre outros exemplos de restauro que serão apresentados.
Ao final do Encontro será apresentada a Carta de Ouro Preto 2024 da Preservação com as principais diretrizes e metas do setor para 2024/2025 decorrentes das discussões durante o evento. A programação completa e o regulamento de inscrição estão disponíveis no site do evento www.cineop.com.br
ENCONTRO DA EDUCAÇÃO – XVI FÓRUM DA REDE KINO – LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO, CINEMA E AUDIOVISUAL
Com o tema “Plano nacional de cinema na escola: comunicação, cultura e educação”, o Encontro da Educação – XVI Fórum da Rede Kino vai contar com duas masterclass internacionais, duas sessões de filmes, quatro sessões de projetos audiovisuais educativos, debates e reuniões de trabalho da Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Além disso, o Encontro da Educação irá se organizar em torno de GTs cujo objetivo é elaborar diretrizes e recomendações para a criação de políticas públicas que venham subsidiar o contato de educadores e de crianças, da educação infantil ao ensino fundamental, e jovens do ensino médio, com as imagens e os sons de forma a garantir a qualidade social dessa experiência.
Com curadoria de Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga, o Encontro da Educação terá a participação de profissionais de vários estados brasileiros e da América Latina. Dentre eles, a argentina Cielo Salviolo, gestora cultural e pesquisadora em comunicação e infância; Daniela Fernandes, diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura; Sebastian Wiedemann , cineasta-pesquisador e filósofo da Colômbia, entre outros.
Ao final do Encontro será apresentada a Carta de Ouro Preto 2024 da Educação com as principais diretrizes e metas do setor para 2024/2025 decorrentes das discussões durante o evento. A programação completa e o regulamento de inscrição estão disponíveis no site do evento www.cineop.com.br.
SÍNTESE DA PROGRAMAÇÃO
Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.
- ABERTURA OFICIAL
- EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
- PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
- HOMENAGEM
- MOSTRINHA
- MOSTRA VALORES
- SESSÕES CINE-ESCOLA
- 19o ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
- ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XVI FÓRUM DA REDE KINO
- DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
- OFICINAS
- MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
- PERFORMANCE AUDIOVISUAL
- EXPOSIÇÃO
- LANÇAMENTO DE LIVROS
- CORTEJO DA ARTE
- SHOWS
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2024.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No YouTube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
SERVIÇO
19ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
19 a 24 de junho de 2024 | Presencial e Online
WWW.CINEOP.COM.BR
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Máster: INSTITUTO CULTURAL VALE
Patrocínio: ITAÚ, AYMORÉ, CEMIG/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: PREFEITURA DE OURO PRETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, SESC EM MINAS E INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS/GOVERNO DE MINAS GERAIS
MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO