MASTERCLASS INTERNACIONAL DEBATE CINEMA COMUNITÁRIO E NOVAS FORMAS DE NARRAR REALIDADES SOCIAIS

Publicado em 25 jun 2026

A programação formativa da 21ª CineOP recebe nesta sexta-feira (26) a pesquisadora mexicana Andre Ortega para a masterclass internacional “Cinema comunitário e práticas narrativas: caminhos para narrar com dignidade”. O encontro propõe uma reflexão sobre o cinema como instrumento de transformação social, apresentando experiências desenvolvidas por mulheres documentaristas no México e discutindo novas formas de produção audiovisual em contextos marcados por desigualdades, violência e disputas por representação.

Voltada ao público a partir de 18 anos, a atividade será realizada das 17h às 19h, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, com tradução simultânea do espanhol. Doutora em estudos de gênero e especialista em práticas narrativas, Andre Ortega desenvolve pesquisas e projetos voltados às comunidades tradicionais, mulheres líderes, povos originários e educação, articulando produção audiovisual, pesquisa acadêmica e transformação social.

SOBRE A CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

O EVENTO DA PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO 

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é o único evento do Brasil dedicado ao cinema como patrimônio e, há 21 anos, ocupa lugar de destaque no calendário audiovisual brasileiro ao articular preservação, história e educação. 

Realizada anualmente na cidade histórica de Ouro Preto (MG), promove exibições de filmes, debates, homenagens, oficinas, atividades formativas e encontros estratégicos que reúnem realizadores, pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais de arquivos e o público em geral. Ao longo de sua trajetória, consolidou-se como espaço de referência nacional para a reflexão sobre memória audiovisual, formação de público e políticas voltadas ao setor.

Toda a programação é gratuita. Mais informações www.cineop.com.br

SERVIÇO

21ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO | 25 A 30 DE JUNHO DE 2026

Praça Tiradentes | Centro de Artes e Convenções da Ufop | Cine-Museu – Anexo do Museu da Inconfidência

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Master: Petrobras

Patrocínio: Vale, Itaú e Caixa 

Parceria Cultural: Ministério Público de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte através da Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Prefeitura de Ouro Preto 

Apoio: Canal Brasil, Casa da Mostra

Corealização: Instituto Universo Cultural

Idealização e Realização: Universo Produção

MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL | DO LADO DO POVO BRASILEIRO 

link para fotos

Abertura Oficial

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2026. 

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web:  mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao    

No Youtube: Universo Produção

No X (Antigo Twitter): @universoprod    

No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção