23/06 | domingo | 12h30 – Hall de Convivência – 2º andar – Centro de Convenções
LIVROS IMPRESSOS – LANÇAMENTO PRESENCIAL
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A FORMA REALIZADA – O CINEMA DE ANIMAÇÃO
Autor: Dean Luis Reyes
Editora: Pimenta Filmes e Edições
O livro explora a evolução da animação, destacando figuras icônicas como Osamu Tezuka e Hayao Miyazaki, e analisando a diferença entre mangá e anime e seu impacto no Ocidente. Inclui análises de obras de animadores como Juan Padrón, Yuri Norstein, e os irmãos Quay, além de abordar a transição para o cinema digital e obras de autores contemporâneos que utilizam animação. Uma extensa bibliografia e um glossário de termos técnicos completam o volume.
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A ARTE DA CRÍTICA
Autor: Luiz Zanin Oricchio
Editora: Letramento
Um dos principais nomes da crítica de cinema no Brasil, Luiz Zanin Oricchio traz importantes reflexões sobre a atividade no livro “A Arte da Crítica”. A partir de sua experiência de mais 30 anos como crítico do jornal “O Estado de São Paulo” e da cobertura de dezenas de festivais no país e no exterior, Zanin busca responder, com uma escrita ao mesmo tempo leve e elaborada, questões fundamentais sobre o exercício da atividade: O que é a crítica de cinema? Qual é a sua finalidade? A que estilo de escrita deve pertencer? O que é preciso para ser um crítico?
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A IMAGEM EMARANHADA – TERRITÓRIOS E SINGULARIDADES EM CINEMA E EDUCAÇÃO
Autor: Gustavo Jardim
Editora: Multifoco
O livro explora a interseção entre cinema e educação, sob a perspectiva das pedagogias críticas e da experimentação audiovisual. Analisa como filmes experimentais abordam questões específicas de aprendizagem, oferecendo uma visão das dinâmicas que moldam territórios em transformação. A obra promove uma reflexão sobre a produção de conhecimento e a criação audiovisual, destacando a temporalidade do acontecimento e sua influência nos modos de experimentação cinematográfica e na produção de singularidades.
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A PRESENÇA DOS APARELHOS E DISPOSITIVOS ÓPTICOS NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX
Autor: Maria Cristina Miranda da Silva
Editora: Multifoco
Este estudo investiga o uso de aparelhos ópticos no Rio de Janeiro do século XIX, focando em usuários, difusores e contextos sociais. Analisando pedidos de licença e anúncios entre 1830 e 1890, os resultados mostram a popularização desses dispositivos, especialmente em festas de rua, e destacam a chegada precoce da fotografia e da estereoscopia pelo fotógrafo Revert Henrique Klumb. Anúncios do Almanak Laemmert (1844-1889) mapeiam estabelecimentos que importavam e vendiam esses aparelhos, evidenciando sua importância histórica e social.
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CADERNOS DA ALICIA. VOL. 1: LINGUAGEM DO CINEMA | VOL. 2: FILMES | VOL. 3: DOZE JOGOS
Autora: Alicia Vega
Editora: Multifoco
A coleção é organizada em uma caixa que contém três volumes, sendo o primeiro, “Linguagem Cinema”, o mais denso teoricamente e sugerido como leitura inicial. O volume “Filmes” apresenta uma curadoria de filmes trabalhados no taller, com dados da época, local, realizadores, contextos e curiosidades. Já o livro “Doze Brinquedos” oferece instruções claras e desenhos prontos para recortar e montar, sendo um material valioso para as oficinas de Alicia, pesquisadora e professora de cinema chileno. Seu trabalho destaca-se pela valorização do cinema como método de transformação social, especialmente em talleres com crianças de populações vulneráveis, enfatizando a “dignidade humana” em cada atividade.
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CTRL + ALT + TECNOPOLÍTICAS: UM LABORATÓRIO DE CINEMA NA ESCOLA PÚBLICA
Autora: Katharine Rafaela Diniz Nunes
Editora: Multifoco
Em uma formação de professores de escola pública, surge um laboratório de cinema que transforma a escola em um espaço de criação e discussão sobre filmes contemporâneos. O laboratório aborda aspectos locais de comunidades ameaçadas por grandes corporações e usa softwares livres e princípios de soberania tecnológica para resistir à monocultura digital. Atendendo às leis 13.006/14 e 14.533/23, que regulamentam a exibição de filmes nacionais e a Política Nacional de Educação Digital, o projeto contribui para o debate sobre o papel das tecnologias audiovisuais na educação, destacando suas potencialidades éticas e estéticas.
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MEMÓRIAS DE LUZ E SOM: O CINEMA DE WONG KAR-WAI PELO PRISMA DE GILLES DELEUZE
Autora: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho
Editora: Multifoco
Inspirado por Alain Bergala, este livro estuda a obra do cineasta chinês Wong Kar-Wai, famoso por “Amor à Flor da Pele,” “2046,” e “Amores Expressos.” Wong é conhecido por combinar elementos visuais e sonoros com narrativas sobre desencontros amorosos, provocando reflexões sobre estética e cultura. A análise é fundamentada nas teorias de Gilles Deleuze, especialmente suas obras “Imagem-movimento” e “Imagem-tempo.” O livro é uma versão revisada da tese de doutorado da autora, defendida em 2009 na Université de Montréal, Canadá.
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NOS RASTROS DE LIMITE UM ESTUDO DE CASO NA HISTÓRIA DA PRESERVAÇÃO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO NO BRASIL
Autor: Alexandre Vasques
Editora: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Considerado o primeiro filme experimental da América Latina, “Limite” (1931) de Mário Peixoto é essencial na história do cinema brasileiro. Alexandre Vasques, em “Nos Rastros de Limite,” analisa materiais fílmicos nos acervos da Cinemateca do MAM e da Cinemateca Brasileira, e explica termos técnicos de preservação e restauração de filmes. O livro também examina materiais de imprensa da época, destacando os agentes envolvidos na restauração da película e discutindo a interligação entre historiografia e políticas do cinema brasileiro.
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REVISÃO DE FILMES: MANUAL BÁSICO
Autora: Natália de Castro
Editora: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Um guia prático para a preservação audiovisual, baseado na experiência de Natália de Castro em arquivos fílmicos. O livro apresenta diretrizes claras para identificação, avaliação e conservação de filmes, com mais de 150 imagens e modelos de boletins de revisão. Essencial para profissionais e estudantes da área, oferece insights sobre práticas de preservação no Brasil e no exterior, com foco no trabalho da Cinemateca do MAM.
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DIVERSIDADE NA ANIMAÇÃO BRASILEIRA
Autor: Sávio Leite
Editora: MMARTE
O livro apresenta análises da animação brasileira por diversos autores, além de entrevistas com expoentes da animação independente do Brasil, oferecendo um amplo panorama dessa produção e de seus criadores.
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EM REDOR DAS INFÂNCIAS: PENSAR COM FILOSOFIA, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Autor: Tiago Almeida
Editora: NEFI Edições
O livro aponta para a necessidade de questionar nossas concepções sobre a educação da infância, destacando como nossa visão histórica da criança influencia a maneira como educamos e nos relacionamos com elas. Propõe-se uma reflexão crítica que valoriza a experimentação e a oportunidade de explorar o mundo de forma estética e pessoal, sugerindo a abertura para novas práticas educativas.
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FILME MARCADO PARA MORRER: CINEMA, EXPERIÊNCIA E TRANSMISSÃO
Autor: Leonardo Velasco
Editora: Multifoco
O livro explora as relações entre a escrita e o cinema, utilizando o filme “Cabra marcado para morrer” de Eduardo Coutinho como estudo de caso. A pesquisa, fundamentada na psicanálise, busca extrair elementos da produção do filme que reflitam a marca do trauma e sua transmissão para o discurso social.
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GUIA DE ANÁLISE E LICENCIAMENTO DA MIDIATECA CAPIXABA
Autores: João Alexandre Peschanski, Alice de Perdigão Lana, Mariana Giorgetti Valente, Victor Pavarin Tavare e Sandra Schmitt Soster
Editora: Wiki Movimento Brasil
Este guia visa dar suporte às instituições de memória que compõem a Midiateca Capixaba por meio da recomendação de boas práticas e propostas de caminhos para o licenciamento dos acervos. Isso será feito a partir de uma interpretação sistemática da legislação, da jurisprudência, da doutrina e dos usos e costumes do setor cultural.
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GUIA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS LEIS DE INCENTIVO E FUNDOS DE FINANCIAMENTO
Autor: Guilherme Fiuza Zenha e Julia Nogueira
Editora: Fogueira Filmes
É um manual voltado para produtores audiovisuais. Escrito por Guilherme Fiuza Zenha e Júlia Nogueira, o guia contempla desde os passos básicos para aprovação de projetos em Leis de Incentivo até a elaboração de projetos mais complexos para participar de editais públicos e fundos de financiamento nacionais. Além disso, traça o perfil dos investimentos, políticas de investimento e histórico dos editais públicos brasileiros.
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IMAGENS ((ECOS)) : ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO COM EDUCAÇÃO E CINEMA
Autora: Fernanda Omelczuk
Editora: Multifoco
Ensino, pesquisa e extensão se encontram e se fortalecem na organização deste livro que reúne os trabalhos de partilha e análise das experiências de alunos, professores e comunidade junto ao programa de extensão Educação, cinema e outros territórios ECOS da Universidade Federal de São João del Rei. O ECOS realiza desde 2018 cineclubes e experimentações cinematográficas com crianças, jovens e idosos de diferentes territórios da cidade de São João del-Rei – Minas Gerais.
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MONTAULAS: CENAS DE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL COM CRIANÇAS
Autora: Liana Lobo
Editora: Multifoco
Este livro apresenta a experiência de uma professora que realiza produções cinematográficas com seus alunos, destacando a contribuição dessa prática para a educação básica, especialmente na Educação Audiovisual.
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O QUE SE APRENDE QUANDO SE APRENDE CINEMA NO HOSPITAL?
Autora: Fernanda Omelczuk
Editora: Editora UFPR
Este livro compartilha a experiência do cinema no ambiente hospitalar no Brasil e em Cuba, destacando como as crianças se reinventam na relação com as imagens e como o ambiente acolhe as interferências sensoriais. Ele convida à experimentação com o cinema, mostrando a multiplicidade de práticas, redes, afetos e resistências que essa experiência proporciona.
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10 ANOS DA LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL DA UFF
Autor: MACHADO, E.S, LEOCADIO, J. L , BRAGANÇA, M de (Org)
Editora: Selo PPGCine – UFF
O livro reúne autores e autoras que refletem sobre o Curso de Licenciatura de Cinema e Audiovisual da UFF a partir do seu envolvimento e experiências com e no curso durante os 10 anos.
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CADA UM COM SEU CINEMA
Autor: Valeska Fortes
Editora: Multifoco
Este livro reúne reflexões de pesquisadores sobre cinema e imaginário, destacando filmes que os impactaram. Influenciados por pensadores como Nietzsche e Foucault, os textos refletem o trabalho do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS/UFSM) ao longo de 30 anos. O convite ao leitor é experimentar o imaginário do cinema, sua produção e vida.
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CARTOGRAFIAS CINEMATOGRÁFICAS: AS CIDADES NO CINEMA CONTEMPORÂNEO DA ÁFRICA AUSTRAL
Autor: Marcelo Esteves
Editora: Multifoco
Com o fim do apartheid na África do Sul (1994) e as independências de Moçambique (1975) e Zimbabwe (1980), as cidades, territórios marcados pela segregação perpetrada pelo colonizador, passam a atrair a atenção de cineastas locais, ao se transformarem no palco de acirrados debates acerca da segregação racial e espacial, do direito à moradia, da mobilidade, da relação campo-cidade, do embate entre tradição e modernidade. Partindo da indagação “o que filmam os diretores africanos contemporâneos quando, hoje, apontam suas câmeras para as cidades”, este livro empreende uma viagem investigativa por Johannesburgo, Maputo e Harare através de filmes realizados na África Austral.
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CINEMA E ENSINO DA ARTE: POSSÍVEIS TRIANGULAÇÕES
Autor: Luciano de Melo Dias
Editora: Multifoco
O livro explora o uso do Cinema e Audiovisual no ensino de Arte na educação básica. Dividido em duas partes, a primeira aborda os documentos legais que definem o campo do ensino da arte e o papel do educador audiovisual. A segunda analisa práticas de cinema na escola, destacando diferentes momentos do cinema e suas características técnicas e expressivas.
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PESQUISAS EM ANIMAÇÃO: CINEMA E POÉTICAS TECNOLÓGICAS
Organizadores: Mariana Ribeiro Tavares e Maurício Silva Gino
Editora: Ramalhete
O livro apresenta pesquisas recentes realizadas no Brasil sobre o Cinema de Animação e suas interfaces com outras linguagens artísticas, especialmente com as artes digitais. É organizado em três partes. Na primeira delas, os capítulos percorrem aspectos históricos da animação; a segunda parte traz textos relacionados aos processos técnicos; e a terceira parte trata das interfaces com as poéticas tecnológicas. Procura-se desta forma contribuir para a animação de forma expandida, abrindo perspectivas e impulsionando novas pesquisas na área.
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REVELANDO E INVENTANDO BRASIS – O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE INVENÇÃO DE MUNDOS
Autor: Marcia Medeiros
Editora: Multifoco
Este livro, uma versão editada da dissertação de mestrado do PPGCINE-UFF (2018-2021), explora o projeto Revelando os Brasis. A pesquisa cartográfica abrangeu a realização de três curtas-metragens: “A Encomenda do Bicho Medonho” de André da Costa Pinto, “A Sússia” de Lucrécia de Moura Dias e “A Viagem de Seu Arlindo” de Sheila Altoé. Inclui trabalho de campo, entrevistas e registros audiovisuais, destacando como o projeto promove a criação cinematográfica.
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VER E CRIAR IMAGENS: EXPERIÊNCIAS COM CINEMA-EDUCAÇÃO EM SERGIPE
Autor: Raul Marx
Editora: Multifoco
A pesquisa analisa o impacto do cinema na educação, baseada em dois anos de atividades do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo foi entender a prática educativa e refletir sobre a interação entre cinema, estudantes, professores e a escola. As conclusões destacam as novas perspectivas trazidas por filmes e pela diversidade de participantes.
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HISTORIES OF CHILDREN’S TELEVISION AROUND THE WORLD
Organizador: Yuval Gozansky
Editora: Peter Lang
O livro aborda a televisão infantil desde seus primórdios até a era digital, oferecendo novos insights sobre a cultura midiática infantil. Destinado a estudiosos, estudantes e profissionais que trabalham com crianças, o livro apresenta uma diversidade de conhecimentos sobre os contextos culturais, sociais, políticos e econômicos dos programas televisivos infantis, incluindo um capítulo brasileiro que destaca a importância da programação infantil para inspirar, entreter, educar e informar seu público jovem.
www.peterlang.com
30% de desconto de 20 de junho de 2024 a 4 de julho de 2024 com o código HCTW24
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LABORATÓRIO E ARQUIVO DE IMAGEM E SOM: TRAJETÓRIAS DE GRUPOS E PESQUISAS
Autor: Clarisse Alvarenga
Editora: LAPA
O livro “Laboratório e Arquivo de Imagem e Som: trajetórias de grupos e pesquisas” reúne pesquisas da Faculdade de Educação da UFMG dos últimos 20 anos. Com contribuições de 18 pesquisadores, a obra explora arquivos de imagens e sons, práticas pedagógicas e metodologias diversas. Apesar das abordagens variadas, os relatos destacam um objetivo comum: a construção de um patrimônio público através da pesquisa e do uso de imagens e sons.