Sinopse
Através de imagens de oficinas de Cinema numa escola de Ensino Fundamental do interior do Rio de Janeiro, se documenta o retorno às aulas durante a pandemia e os desafios de reconstruir laços e projetos durante o “novo normal”.
Direção: Marcio Marcolino e Wagner Santos de Barro
Classificação: livre
Programação
CURTAS | MOSTRA EDUCAÇÃO
24/06 | segunda | 12:00
Cine-Teatro | Centro de Convenções
Direção
Marcio Marcolino e Wagner Santos de Barro
Marcio Marcolino é geógrafo e arte educador, leciona nas escolas de Ensino Fundamental do Rio de Janeiro e Angra dos Reis desenvolvendo oficinas, cineclubes, projetos e produção de filmes com alunos de escola pública há 25 anos. Além de realizar cursos de formação de professores em Cinema e Educação, vem desenvolvendo projetos de Cinema Negro e outros cinemas diversos.
Wagner Santos de Barros é professor de História em Angra dos Reis, Mestre em História Social da Cultura pela PUC/Rio e Doutorando em Educação pela UFRJ. Realiza atividades de cinema e educação em escolas do ensino fundamental há mais de dez anos. Atualmente, pesquisa a relação entre cinemas indígenas e educação. Pode ser facilmente encontrado pelas ruas do Rio de Janeiro, junto com a família, fazendo música ou em uma roda de samba.
Cineclube CineCleusa foi criado pelos professores Marcio Marcolino e Wagner Santos de Barros durante o período de ensino remoto em 2020 e, iniciou suas atividades em 2021, quando do retorno ao ensino presencial na rede pública de Angra dos Reis. Através de atividades de educação do olhar e oficinas de audiovisual, o cineclube foi uma ferramenta para o acolhimento dos estudantes durante a pandemia e, agora, se tornou um espaço de protagonismo dos estudantes da Escola Municipal Cleusa Jordão.
Escola Municipal Profª Cleusa F. De P. Jordão, localizada no município de Angra dos Reis na Região Sul Fluminense, atende estudantes de Anos Finais e de EJA na periferia do município. Equipada com sala de Artes, sala de vídeo, biblioteca, laboratório de informática, sala de recursos e com professores, a maioria concursada; a escola oferece aos estudantes recursos para uma Educação de qualidade sob a orientação da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação – SEJIN.
Créditos
Produção: Marcio Marcolino e Wagner Santos de Barro
Roteiro: Marcio Marcolino
Montagem: Marcio Marcolino
Direção de Arte: Marcio Marcolino e Wagner Santos de Barro
Som: Marcio Marcolino
Empresa produtora: Cineclube CineCleusa
Elenco: Alunos e servidores da Escola Cleusa Jordão