oficina
20 a 22 de junho - quinta a sábado 14h às 18h Centro de Convenções Carga horária: 12h Faixa etária: a partir de 16 anos 25 vagas

Maria Cecília Amaral

São Paulo

Objetivo

Introduzir os principais conceitos e características que envolvem a direção de arte de um filme ou outro tipo de produção audiovisual. A partir de análises de obras cinematográficas e produções independentes, análises de decupagem e projetos de direção de arte, a fim de contribuir para o desenvolvimento criativo dos participantes, gerando discussões e reflexões acerca das temáticas apresentadas.

Conteúdo Programático:

  • Apresentar um panorama da Direção de Arte na produção audiovisual, analisando obras com estéticas visuais que se destacaram desde os primórdios do cinema, passando pelo estudo e decupagem de filmes clássicos às produções independentes. No primeiro encontro será contextualizado o termo “Direção de Arte” e apresentada uma análise histórica da introdução da direção de arte no cinema, a partir da decupagem e reflexão de importantes obras como: Metrópolis, O Gabinete do Dr. Caligari, obras de Georges Méliès. Trazendo também uma reflexão sobre a influência das obras do expressionismo alemão na estética dos filmes dirigidos por Tim Burton. Os participantes serão convidados a participar de exercícios de criação inspirados na temática apresentada.
  • No segundo encontro, serão apresentadas as funções e responsabilidades da direção de arte em uma obra audiovisual, que tem atribuições que vão das etapas de pré-produção a pós-produção de um trabalho. Serão apresentados exemplos de roteiros e decupagens, planilhas de produção, ordem de gravação, organizadores de elenco e tarefas no set, bem como a análise da direção de arte de diferentes obras do cenário nacional: longas-metragens Marighella, Bacurau, série e filme “Castelo Ratimbum”, minissérie “Hoje é dia de Maria”, novela “Meu pedacinho de chão”, entre outras produções. Os participantes irão realizar exercícios de decupagem de uma cena.
  • No terceiro encontro será apresentada a análise da direção de arte de produções independentes, os chamados cinema de bordas ou de guerrilhas. Serão analisadas produções do coletivo transformar, como a série: O processo (2020), o filme A Cartomante (2018), entre outras produções. Os participantes serão orientados na produção da direção de arte para uma cena.

Pré-Requisito:

Estudantes da área audiovisual, teatral, artes visuais, participantes de coletivos e grupos artísticos, artistas da cena e interessados na área.

Currículo

Figurinista, Diretora de arte e Artista educadora. Mestra em Artes Cênicas pela USP. Com formação em moda, cenografia e figurino. Responsável pela concepção artística das produções do coletivo de cinema: Grupo Transformar. Atuou como figurinista na série Terra Brasilis (EPTV/Globoplay) e para diversas companhias e escolas teatrais. Leciona cursos de figurino e direção de arte desde 2011, passando por diferentes instituições de Ensino, Cultura, Ongs e pelo Pontos MIS