20 e 21 de junho | quinta e sexta 14h às 17h Centro de Convenções Carga horária: 6h Faixa etária: a partir de 18 anos 35 vagas

Vanderlice Sól

Minas Gerais

Objetivo

A oficina visa apresentar o cinema como recurso didático-pedagógico no contexto de ensino e aprendizagem e promover a construção colaborativa de sentidos; a cidadania e a construção de novos discursos sobre si e sobre o mundo., para atender às demandas de formação inicial e continuada de professores em consonância com os novos letramentos e o letramento crítico,

Conteúdo Programático:

  • Apresentar a abordagem metodológica.
  • Assistir a um episódio de uma série e fazer as atividades relacionadas. Os participantes terão a oportunidade de assistir ao episódio e debatê-lo por meio de mediação de atividades elaboradas pela ministrante.
  • Desenvolver sequências didáticas para trabalhar com séries, filmes e documentários na sala de aula.
  • Assistir trechos de um filme, de uma série e desenvolver sequências didáticas. Os participantes terão a oportunidade de assistir a uma obra fílmica, debatê-la e elaborar atividades em grupo.
  • Construir banco de atividades e propostas para compartilhar com o grupo.
  • Assistir trechos de filmes, de séries e desenvolver sequências didáticas. Os participantes terão a oportunidade de assistir a uma obra fílmica, debatê-la e elaborar atividades em grupo.

Pré-Requisito: Ser um educador(a) ou professor(a) em formação inicial (licenciando(a)), professor(a) em atuação na Educação Básica ou no Ensino Superior com interesse em cinema e Educação.

Currículo

Pós-doutora pela UFMG/University of California, Santa Barbara (USA), doutora e mestre em Linguística Aplicada pela UFMG, licenciada em Letras pela UFOP. É professora no Departamento de Letras da UFOP e atua, também no Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem - POSLETRAS. Atualmente, é Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura na UFOP. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes eixos temáticos: formação de professores, educação continuada, cinema e (multi)letramentos, análise de discurso e práticas identitárias.