Sinopse
O que podem gestar dois dias de oficina de cinema com crianças do quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública de um distrito rural de Ouro Preto ?
Um pequeno filme-planta. No qual vemos filmagens e escutamos gravações feitas pelas crianças em torno da grande árvore da entrada da escola.
Direção: Fernanda/Wenceslao
Classificação: livre
Programação
CURTAS | MOSTRA EDUCAÇÃO
22/06 | sábado | 11:30
Cine-Teatro | Centro de Convenções
Direção
Fernanda/Wenceslao
Fernanda Omelczuk Walter, professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação – DECED e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPEDU da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Psicóloga e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com pesquisa de pós-doutorado em andamento no PPG de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pesquisa e realiza experiências de cinema e educação dentro e fora da escola (hospitais, praças, retiros, instituições, comunidades) com diferentes públicos em uma concepção de formação inventiva com foco no cinema brasileiro e na educação estética.
Coordenadora do Programa de Pesquisa e Extensão Educação, Cinemas, outros territórios – ECOS/PROEX/UFSJ. Atua na fronteira da Psicologia com a Educação, atravessada por experiências estéticas e políticas inventivas para a formação de professores, estudos da subjetividade, cinema, aprendizagem e infâncias. Coordenadora da Rede KINO (Rede Latino Americana de Educação, Cinema e Audiovisual) e membra da Rede UNIAL (El Universo Audiovisual de la Niñez Latinoamericana).
Graduado o em Geografia (1987 – UFJF) e Doutor em Educação (1999 – Unicamp). Atualmente é professor no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO, ambos da Faculdade de Educação/Unicamp. Pós-doutor pelo Departamento de Geografia da Universidade do Minho/Portugal (2015) e Pós-doutor pelo PPGCine-UFF (2022), realizado junto ao Kumã-Laboratório de pesquisa e experimentação em imagem e som, com o projeto “Cartografia dos afetos cinematográficos no lugar-escola de educação infantil – entre o humano e o não humano, entre o registro e a arte”, o qual teve continuidade no Pós-doutorado junto ao Instituto de Geografia da Universidad de Buenos Aires (2022) e na pesquisa homônima iniciada em 2023 em duas escolas públicas de educação infantil. Coordenador da Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual-Rede Kino e da Rede Imagens, Geografias e Educação. Pesquisa as relações e experimentações entre cinema e escola, tomando a escola como um lugar, articulando com atividades extensionistas juntos ao Programa Cinema e Educação, da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, tendo coordenado, em duas escolas dessa rede de ensino, o projeto “Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas”, entre 2019 e 2021.
Créditos
Produção: Unicamp/UFSJ
Roteiro: Fernanda/Wenceslao
Montagem: Diogo P. de Souza.