Sinopse

Título original: EL HÚSAR DE LA MUERTE

O filme narra as lendárias aventuras do popular patriota Manuel Rodríguez, de 1814 até à sua morte. O filme, cheio de anedotas e de engenhosos efeitos especiais, conserva ainda alguns dos intertítulos originais.

 Em 13 de julho de 1998, e pelo Decreto 742 do Ministério da Educação, o filme foi declarado Monumento Histórico “(…) pelo seu tema atraente e execução impecável, o filme teve um grande sucesso durante a sua estreia, que foi reeditado na sua reedição em 1941, tornando-se o filme mais importante da nossa história cinematográfica (…)”. É o primeiro e único filme chileno a receber este reconhecimento.

A obra teve três processos de salvaguarda anteriores. O restauro digital 2020 aqui apresentado foi realizado pela Cineteca Nacional do Chile, a partir da cópia de 35mm cedida pela Divisão de Cultura do Ministério da Educação à Fundación Centro Cultural Palacio de La Moneda em 2006, a fim de constituir a coleção inicial da Cineteca Nacional do Chile. A cópia foi digitalizada em 4K e restaurada fotograma a fotograma. O processo incluiu a remoção de cintilação, estabilização, remoção de sujidade, riscos, fungos e rasgos. Esta versão de O Hussardo da Morte incorpora uma nova partitura da Banda Colectiva La Patogallina, feita especialmente a partir da música que a companhia executa na encenação da peça com o mesmo nome.

Direção: Pedro Sienna

Classificação: Livre

Ficção P&B original 35mm 1925

Programação

CURTAS + LONGA | MOSTRA PRESERVAÇÃO

21/06 | sexta | 19:00

Cine-Teatro | Centro de Convenções

Ver Programação Completa

Créditos

Produção: Alfredo Wolnitzky

Roteiro: Hugo Silva, Pedro Sienna

Fotografia: Gustavo Bussenius

Som: Música: Banda del Colectivo La Patogallina (versión restaurada 2020)

Empresa produtora: Andes Films

Elenco: Pedro Sienna, María de Hannig, Dolores Anziani, Hugo Silva, Piet van Ravenstein, Federico Geimza, Luis Baeza, Clara Werther, Octavia Soto, Guillermo Barrientos, Emilia Sierra, Ángel Díaz, Victor Véjar