21ª CINEOP GEROU MAIS DE 2 MIL EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS

Publicado em 30 jun 2026

ALCANÇOU MAIS DE 2,6 MILHOES DE VISUALIZAÇÕES NAS REDES SOCIAIS, BENEFICIOU MAIS 20 MIL PESSOAS E REAFIRMOU A PRESERVAÇÃO COMO AÇÃO ESTRATÉGICA  PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PAÍS

A 21ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto encerrou sua programação reafirmando seu papel como principal evento brasileiro dedicado à preservação, à história e à educação audiovisual. Realizada entre os dias 25 e 30 de junho, a Mostra beneficiou mais de 20 mil pessoas em seis dias de atividades gratuitas, reunindo profissionais do audiovisual, pesquisadores, educadores, estudantes, gestores públicos e público em geral em uma programação que integrou exibições, atividades formativas, debates, encontros profissionais e atrações artísticas.

Ao longo da edição, foram exibidos 135 filmes33 longas-metragens, quatro médias e 98 curtas — distribuídos em 42 sessões. A programação reuniu produções de 18 estados brasileiros e de seis países, entre pré-estreias mundiais e nacionais, mostras temáticas e competitiva, ampliando o diálogo entre diferentes cinematografias e gerações de realizadores. A Mostra Histórica, realizada sob o tema “Como Elas Começaram? Memórias do Primeiro Filme”, percorreu os primeiros trabalhos de diferentes gerações de cineastas brasileiras, enquanto a homenageada desta edição, Helena Solberg, teve sua trajetória e sua filmografia celebradas em sessões especiais e atividades dedicadas à sua contribuição para o cinema nacional.

A formação permaneceu como um dos pilares da CineOP. O Programa Cine-Expressão reuniu mais de 3.400 estudantes de 22 escolas públicas e privadas em sete sessões de cinema seguidas de debates. A programação exibiu 15 curtas-metragens brasileiros, entre animações e ficções, organizados em quatro programas adequados às diferentes faixas etárias, proporcionando a crianças e adolescentes o contato com o cinema brasileiro por meio de uma experiência educativa.

A programação formativa reuniu sete oficinas, quatro masterclasses internacionais e ofereceu 500 vagas para estudantes, educadores e profissionais do setor. Também integrou a programação o 21º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o XVIII Fórum Latino-Americano de Educação, Cinema e Audiovisual (Rede Kino), além da apresentação de 22 projetos audiovisuais educativos, oito projetos da área de preservação, dois cases de restauro, 33 debates, diálogos e rodas de conversa, com a participação de 133 profissionais e cinco convidados internacionais, representantes de quatro países. A programação incluiu ainda o lançamento de 21 livros, ampliando o intercâmbio entre pesquisadores, realizadores e instituições dedicadas ao audiovisual.

A programação artística integrou cinema, música, teatro, performance e cultura popular em diferentes espaços da cidade. Entre os momentos mais marcantes estiveram o tradicional Cortejo da Arte, que levou grupos culturais, fanfarras, congados, escolas de samba, artistas circenses e companhias de teatro pelas ruas do Centro Histórico de Ouro Preto, e o Arraiá da CineOP, que reuniu quadrilhas, show de forró, brincadeiras, comidas típicas e ações solidárias, fortalecendo a integração entre a Mostra e a comunidade ouro-pretana.

Além dos resultados culturais, a 21ª CineOP também movimentou a economia local. A realização do evento mobilizou uma equipe formada por 132 profissionais, contratou 230 empresas prestadoras de serviços e envolveu 22 estabelecimentos comerciais de Ouro Preto, entre hotéis, pousadas e restaurantes. A Mostra contribuiu ainda para a geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo os setores de turismo, serviços e economia criativa da cidade.

No ambiente digital, a programação alcançou 95 mil visualizações no site oficial, com acessos provenientes de 57 países, ampliando o alcance internacional do evento. Nas redes sociais, a 21ª CineOP registrou 2,6 milhões de visualizações, enquanto a cobertura jornalística reuniu 74 jornalistas credenciados, representando cerca de 400 veículos de comunicação de diferentes regiões do Brasil.

Ao longo de mais de duas décadas, a CineOP consolidou um modelo único de festival no país, no qual exibição, formação, preservação e formulação de políticas públicas caminham de forma integrada. A 21ª edição encerra sua programação mantendo Ouro Preto como principal espaço brasileiro de reflexão sobre preservação audiovisual, história do cinema e educação, reunindo profissionais, instituições e público em torno da memória e do futuro do audiovisual nacional.

ALCANCE E RESULTADOS DA 21ª CINEOP

  • Mais de 20 mil pessoas beneficiadas
  • 6 dias de programação gratuita
  • 135 filmes (33 longas, 4 médias e 98 curtas) em 42 sessões
  • Produções de 18 estados brasileiros e 6 países
  • Homenagem à cineasta Helena Solberg
  • Mostra Histórica: “Como Elas Começaram? Memórias do Primeiro Filme”
  • Programa Cine-Expressão: 7 sessões, 15 curtas-metragens e mais de 3.400 estudantes de 22 escolas públicas e privadas
  • 21º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros
  • XVIII Fórum Latino-Americano de Educação, Cinema e Audiovisual (Rede Kino)
  • 22 projetos audiovisuais educativos
  • 8 projetos da preservação
  • 2 cases de restauro
  • 33 debates, diálogos e rodas de conversa
  • 133 profissionais
  • 5 convidados internacionais, de 4 países
  • 7 oficinas, 4 masterclasses internacionais e 500 vagas
  • 21 lançamentos de livros
  • Programação artística com destaque para o Cortejo da Arte e o Arraiá da CineOP
  • 132 profissionais na equipe de trabalho
  • 230 empresas prestadoras de serviços contratadas
  • 22 hotéis, pousadas e restaurantes envolvidos na realização
  • Geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos
  • 95 mil visualizações no site oficial, com acessos de 57 países
  • 2,6 milhões de visualizações nas redes sociais
  • 74 jornalistas credenciados
  • Cobertura de aproximadamente 400 veículos de comunicação.

21ª CINEOP MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

O EVENTO DA PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.

  • ABERTURA OFICIAL
  • 143 FILMES, 17 ESTADOS BRASILEIROS E 5 PAÍSES (LONGAS, MÉDIAS E CURTAS)
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • HOMENAGENS – MARISA ORTH, JOÃO LUIZ VIEIRA E MARIA ANGÉLICA DOS SANTOS
  • MOSTRINHA
  • MOSTRA VALORES
  • CINE-EXPRESSÃO – 7 SESSÕES CINE-ESCOLA, MAIS DE 3000 ALUNOS INSCRITOS DE 17 ESCOLAS PÚBLICAS
  • 20o ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
  • ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XVII FÓRUM DA REDE KINO
  • 137 PROFISSIONAIS NO CENTRO DE 344 DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
  • 13 ATIVIDADES FORMATIVAS – OFICINAS, WORKSHOP E MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
  • PERFORMANCE AUDIOVISUAL
  • EXPOSIÇÃO
  • 26 LANÇAMENTO DE LIVROS
  • CORTEJO DA ARTE
  • 5 SHOWS, 5 DJs 

SÍNTESE DA PROGRAMAÇÃO

  • ABERTURA OFICIAL
  • EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • HOMENAGEM A HELENA SOLBERG
  • MOSTRINHA DE CINEMA
  • MOSTRA VALORES
  • SESSÕES CINE-ESCOLA
  • 21º ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
  • ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XVIII FÓRUM DA REDE KINO
  • DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
  • OFICINAS
  • MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
  • EXPOSIÇÃO
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • CORTEJO DA ARTE
  • SHOWS
  • FESTA JUNINA – ARRAIÁ DA CINEOP
  • CINE-CONCERTO DE ENCERRAMENTO
  • PROGRAMAÇÃO ONLINE

SOBRE A CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

O EVENTO DA PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é o único evento brasileiro dedicado ao cinema como patrimônio cultural e, há 21 anos, ocupa lugar de destaque no calendário audiovisual nacional ao articular preservação, história e educação. Realizada anualmente em Ouro Preto (MG), consolidou-se como espaço de referência para a reflexão sobre memória audiovisual, formação de público e desenvolvimento de políticas para o setor. Mais do que um festival de cinema, a CineOP é um espaço permanente de construção de conhecimento, valorização do patrimônio audiovisual e fortalecimento da cultura brasileira.

Toda a programação é gratuita. Mais informações www.cineop.com.br

SERVIÇO

21ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO | 25 A 30 DE JUNHO DE 2026

Cine-Praça/Praça Tiradentes | Cine-Teatro Petrobras/ Centro de Artes e Convenções | Cine-Museu / Anexo do Museu da Inconfidência

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

ONDE TEM PATROCÍNIO, TEM GOVERNO FEDERAL

Patrocínio Master: PETROBRAS

Patrocínio: VALE, ITAÚ, EMGEA E CAIXA

Parceria: FUNEMP FUNDO ESPECIAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS/, PREFEITURA DE BELO HORIZONTE ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO

Apoio: CANAL BRASIL, CASA DA MOSTRA, CAFÉ 3 CORAÇÕES, CENTRO DE ARTES E CONVENÇÕES, CTAV

Corealização: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL

Idealização e Realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL | DO LADO DO POVO BRASILEIRO 

link para fotos https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2026.  Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web:  mostratiradentes.com.br No Instagram: @universoproducao    No Youtube: Universo Produção

No X (Antigo Twitter): @universoprod    No Facebook: cineop / universoproducao No LinkedIn: universo-produção