Esta edição da CineOP traz três masterclasses internacionais ministradas por convidados da Argentina, Chile e Colômbia. Dentre eles, a gestora cultural argentina, Cielo Salviolo; o cineasta-pesquisador e filósofo colombiano, Sebastian Wiedemann; a animadora paulista Rosana Urbes; o artista gráfico francês, Jerôme Lopez, dentre outros.

Neste sábado, 22 de junho, serão realizados dois deles. Às 16h45 está marcada a masterclass que será mediada pelo curador José Quental: “Ações de preservação digital na Cineteca Nacional do Chile” será conduzida pela chilena, Macarena Bello, que apresentará um panorama dos trabalhos realizados pela instituição com destaque para as ações de preservação digital. Criada em 2006, a Cineteca Nacional do Chile é uma das mais recentes e ativas Cinematecas da América Latina. Em quase duas décadas de atividade tem atuado de forma sistemática em prol da conservação e da valorização do patrimônio audiovisual chileno, com ênfase na formação e na preservação digital. Desde então se tornou um modelo para o setor e uma referência para a região.

A “Ecologia de imagens em desaceleração” vai acontecer das 17h45 às 20h, ministrada pelo cineasta-pesquisador e filósofo colombiano, Sebastian Wiedemann. Em meio ao ruído audiovisual que nos cerca, como uma espécie de aceleracionismo mediático que substitui o cinema e a cultura por “produção de conteúdo”, o que podemos fazer para desacelerar as imagens? Este é um dos questionamentos propostos na masterclass que terá mediação de Wenceslao Machado de Oliveiram, da coordenação Rede Kino.