DEBATES DISCUTEM MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO E NOVOS USOS DOS ARQUIVOS AUDIOVISUAIS
Publicado em 28 jun 2026A programação de debates da 21ª CineOP convida o público, nesta segunda-feira (29), a refletir sobre os múltiplos sentidos da preservação audiovisual. Das 10h às 12h, no Auditório I do Centro de Artes e Convenções da UFOP, o debate “O uso de acervos na criação de novos filmes” reúne realizadores, pesquisadores e especialistas para discutir como imagens de arquivo têm sido ressignificadas no cinema contemporâneo. Mais do que registros do passado, os acervos são apresentados como matéria-prima para novas narrativas, ampliando as possibilidades criativas do audiovisual e reforçando a preservação como um processo vivo e em constante transformação.
Ainda pela manhã, às 11h30, no Hall de Convivência do Centro de Convenções, a roda de conversa “Memórias dos Primeiros Filmes – Parte 3: Cinema e Imaginação” encerra a série dedicada às trajetórias de realizadores brasileiros. O encontro propõe uma reflexão sobre a imaginação como força criativa nos primeiros filmes e sobre as experiências que marcaram o início da carreira de cineastas, ampliando o diálogo entre memória, criação e história do cinema brasileiro.
SOBRE A CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
O EVENTO DA PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO
A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é o único evento do Brasil dedicado ao cinema como patrimônio e, há 21 anos, ocupa lugar de destaque no calendário audiovisual brasileiro ao articular preservação, história e educação.
Realizada anualmente na cidade histórica de Ouro Preto (MG), promove exibições de filmes, debates, homenagens, oficinas, atividades formativas e encontros estratégicos que reúnem realizadores, pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais de arquivos e o público em geral. Ao longo de sua trajetória, consolidou-se como espaço de referência nacional para a reflexão sobre memória audiovisual, formação de público e políticas voltadas ao setor.
Toda a programação é gratuita. Mais informações www.cineop.com.br
SERVIÇO
21ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO | 25 A 30 DE JUNHO DE 2026
Praça Tiradentes | Centro de Artes e Convenções da Ufop | Cine-Museu – Anexo do Museu da Inconfidência
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Master: Petrobras
Patrocínio: Vale, Itaú e Caixa
Parceria Cultural: Ministério Público de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte através da Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Prefeitura de Ouro Preto
Apoio: Canal Brasil, Casa da Mostra
Corealização: Instituto Universo Cultural
Idealização e Realização: Universo Produção
MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL | DO LADO DO POVO BRASILEIRO
link para fotos
***
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2026.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: mostratiradentes.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No X (Antigo Twitter): @universoprod
No Facebook: mostratiradentes / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
