1ª SESSÃO

TEMA: PRÉ E PÓS CINEMA

Vamos reunir projetos que elaboram práticas inventivas com os recursos dos pré-cinemas, como jogos ópticos e atividades audiovisuais analógicas com imagens e sons, e projetos que envolvem, de forma ética e sensível, hibridações das novas tecnologias com as formas cinematográficas – os chamados pós-cinemas.

Mediação: Gustavo Jardim – Coordenação Rede Kino | MG

CINECECULT NAS ESCOLAS

O “CineCecult” é um projeto de pesquisa e extensão do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Nosso objetivo é colaborar com as investigações acerca das relações entre cinema e educação, desenvolvendo metodologias ativas de letramentos audiovisuais e aplicando-as em atividades de formação voltadas tanto para professores quanto para estudantes do ensino básico nas escolas da cidade de Santo Amaro da Purificação.

CINEMAS EM COMUM

Nos regimes hegemônicos de representação da realidade, pautados por imposições neoliberais e técnicas, a atomização social e a afirmação individual se tornaram a norma. É preciso repensar os paradigmas de educação da imagem, buscando formas de tecer e de inventar no coletivo. Este projeto educativo propõe um percurso de reflexão e
ação para desafiar as narrativas e os meios dominantes, explorando as possibilidades cinematográficas de interação social, vínculos em comum e construção de base.

EXPERIÊNCIAS PRECINE NOS SUBÚRBIOS DE BUENOS AIRES

Cine Mundo Chico é um projeto educomunicativo da SIGNIS Argentina que se desenvolveu em várias etapas ao longo de 20 anos, primeiro como debate cinematográfico para adolescentes, depois como oficinas de cinema para crianças, publicações e formação de professores em cinema e educação, oficinas de tecnologia educacional, direito à
comunicação , comunicação e deficiência, etc. Entre as atividades inovadoras, foram incorporadas no último ano oficinas de pré-cinema para famílias, integrando um olhar criativo e integrado de carácter intergeracional. O cinema, desde as suas origens até às novas linguagens audiovisuais, é entendido como fonte de emotividade social e partilhada
para uma co-aprendizagem sensível e numa comunidade solidária.

NOSSAS HISTÓRIAS PELAS NOSSAS LENTES

O projeto “Nossas Histórias pelas Nossas Lentes” vigorou em 2022 no Programa de Educação em Tempo Integral na cidade de Mariana – MG. Teve como proposta a produção de documentários concebidos, filmados e apreciados pelos educandos e educandas de duas escolas localizadas nos distritos de Águas Claras e Cláudio Manoel. O objetivo principal foi possibilitar um espaço de criação em audiovisual bem como valorizar os cotidianos, as memórias e as identidades dos estudantes de seus territórios.

VER E SENTIR A NATUREZA NA ESCOLA

O Projeto engloba atividades de pré cinema, realizado em 2023, na EMEF Maria Pavanatti Fávaro, Campinas/SP, com estudantes do Ciclo I, Ensino Fundamental, com três turmas: 1º ano, turma B; 2º ano, turmas A e B. A base teórico-metodológica foi a mesma. Trabalhou-se com brinquedos ópticos, a pedagogia dos dispositivos e a técnica do “stop motion”. Como são anos diferentes, alguns objetivos e atividades foram distintas.

2ª SESSÃO

TEMA: CURADORIAS E PROCESSOS FORMATIVOS

Projetos que apostam na criação de novos processos com constituição de acervos, curadorias, coleções de arquivos e plataformas, envolvendo materiais que, independente de fazerem ou não parte do contexto escolar, contribuem para processos de formação docente.

Mediação: Débora Nakache – Coordenação Rede Kino | Argentina

ENCICLOPÉDIA AUDIOVISUAL DE MULHERES EM PARATY

A Enciclopédia Audiovisual de Mulheres em Paraty é uma plataforma colaborativa que mapeia, recebe e abriga a produção audiovisual com narrativas das mulheres do município de Paraty-RJ. É um importante banco de imagens e memória, um inventariado audiovisual das mulheres de Paraty, que poderá ser utilizado para diversas atividades
educativas, fomentando o olhar dos estudantes sobre as suas comunidades a partir da valorização da história das mulheres desses territórios.

NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE CINEMA E EDUCAÇÃO (NICE)

O Programa Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE), foi criado em 2018, como Núcleo, a partir de reflexões e demandas de projetos de extensão e pesquisa realizados no Departamento de Comunicação da UFS e no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE), relacionadas direta e indiretamente com o tema. Trata-se de um programa permanente de estudos e trabalho com professores e estudantes que possibilita a troca de experiências e formação continuada sobre cinema e educação.

OFICINA ENTRE TELAS: REFLEXÕES E GESTOS COM CINEMA NA EDUCAÇÃO

Trata-se de um curso de formação para docentes da educação básica com experiências de produção audiovisual em contextos escolares de Santa Catarina realizado de modo remoto como projeto de extensão da UFSC em 2021. O objetivo foi fomentar a reflexão sobre o cinema na vida e na prática pedagógica por meio da ressignificação de
imagens de arquivos pessoais com uma metodologia inspirada nas cinescrituras de Agnès Varda com discussão sobre os filmes e produção de exercícios audiovisuais.

TALLER EL PIBE. RECUPERACIÓN DE SU HISTORIA

“El Pibe Film Workshop” para crianças e jovens dedicados à realização de curtas-metragens e à visualização de filmes. Nasceu no final dos anos 70 no Cine Club Santa Fe, abrigado por uma cultura cinematográfica alimentada pelo Santa Fe Film Institute dirigido por Fernando Birri. Compartilharemos o significado e o percurso educativo desta oficina para crianças e jovens, recuperando a sua história e também visualizando as suas projeções atuais no campo educacional
formal e não formal.

UM CONVITE AO LABIRINTO: EXPERIÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS COM CRIANÇAS E EDUCADORAS NA EDUCAÇÃO
INFANTIL

O projeto surge do desejo de iniciar em uma escola Educação Infantil municipal de Campinas um trabalho envolvendo cinema, objetivando que através da produção de filmes e sessões de cineclube pudessem ser colocadas em diálogo
outras formas de significar o espaço escolar. Ainda objetivou-se propor uma outra relação com o cinema, de modo que os sujeitos não fossem apenas espectadores, mas também produtores de filmes.

3ª SESSÃO

TEMA: CURADORIAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Projetos que investem na criação de novos processos com constituição de acervos, curadorias, coleções de arquivos e plataformas, envolvendo materiais que, independente de fazerem ou não parte do contexto escolar, contribuem para a elaboração de processos de criação audiovisual.

Mediação: Fernanda Omelczuk – Coordenação da Rede Kino | MG

CINEMA EM TODO LUGAR

O projeto busca estimular o uso da cinematografia nacional em escolas públicas. Ao promover mostras temáticas e realizar atividades formativas, anseia ampliar o circuito de exibição de filmes nacionais, sensibilizar o professor para as possibilidades educativas do uso do cinema em sala de aula. Também, ao apresentar noções básicas sobre as etapas produtivas de uma obra cinematográfica, provocar no aluno o interesse em utilizar a produção audiovisual como ferramenta de transformação social.

CINE NA MONTANHA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CINECLUBE ITINERANTE EM DELFIM MOREIRA – MG

Este é um relato de experiência do Cine na Montanha, cineclube itinerante que aconteceu durante janeiro e março de 2024, na cidade de Delfim Moreira – MG, com financiamento da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura e ao audiovisual. O projeto, idealizado por um coletivo de mulheres, teve como propósito fazer com que o cinema brasileiro curtas-metragens – os afetos, as trocas pudessem circular pelos espaços públicos dos bairros rurais do município.

JOGO DE CINEMA

A partir do dispositivo jogo, essa proposta tem como objetivo brincar com diferentes possibilidades de montagem na criação de um inventário audiovisual que descentralize o acervo pedagógico das memórias produzidas sobre as escolas
através um cinema que provoque os estudantes a se apropriarem de tecnologias digitais e analógicas na realização de filmes sobre esses espaços.

LUZ, CÂMERA…ESCOLA EM AÇÃO!

O projeto nasceu no ano de 2017 para implementar a LEI Nº 13.006, DE 26 DE JUNHO DE 2014, até então, dentro da escola, o cinema era usado para substituição de professores que por algum motivo precisavam se ausentar da escola.
Sem preparação, aviso prévio ou curadoria, várias turmas eram depositadas na biblioteca da escola até o final do turno.

UM CAVALO SONHA COM FILMES OU DICAS PARA O TIK TOK

“Um cavalo sonha com filmes ou dicas para o TIK TOK” é uma proposta de um exercício sobre cinema. Um filme que é um crime, são cenas roubadas a vários filmes, montadas com a intenção de mostrar aquilo que para mim, espectador de cinema, ficou guardado na memória como uma cena forte ou algo que só pode acontecer com o Cinema. A minha experiência como espectador, o meu repertório, partilhado com jovens e/ou adultos e a partir daí propor o mesmo exercício e ver o resultado de cada pessoa.

4ª SESSÃO

TEMA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Projetos que experimentam novos processos de criação audiovisual e com isso contribuem para a elaboração de metodologias, sejam elas de pesquisa ou de ensino, e de pedagogias das imagens.

Mediação: Wenceslao Machado de Oliveira – Coordenação da Rede Kino | Argentina

CARTÕES TELEFÔNICOS E O ORELHÃO: CRIAÇÃO DE VÍDEO DOCUMENTÁRIO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

A produção do vídeo documentário Cartões telefônicos e o Orelhão permitiu uma rememoração e uma consciência de uma História Urbana e coletiva, proporcionando uma contribuição significativa no ensino de História e no processo de
ensino e aprendizagem com os(as) estudantes da Educação Básica. Refletimos sobre a sua importância histórica e o contexto atual, ao mesmo tempo trouxemos a memória, as lembranças e os questionamentos, por meio dos relatos de
diferentes gerações.

INVENTANDO HISTÓRIAS

Inventando Histórias é um programa de entrevistas produzido pelo EduStoryLab (ProPEd/UERJ) e conduzido pela professora Tania Lucía Maddalena. Por meio das audiovisualidades mergulhamos em outras formas de comunicar pesquisas e experiências do campo educativo, entendendo que uma palavra é o ponto de partida para iniciar uma
conversa. A cada episódio, um convidado recebe uma palavra, discutindo temas que entrelaçam educação e narração de histórias.

MISTURADOS

Documentário, produzido pela equipe da CREDE01, com alunos e professores indígenas, contando experiências, visões e dialogando sobre identidade, memórias, afirmação e luta. Com argumento extraído do texto Índios Misturados do
historiador João Pacheco (1998) e o relatório do Presidente da Província do Ceará, discutido no artigo da historiadora Ticiana de Oliveira Antunes. (2012), esta obra, oferta subsídios para vários debates dentro e fora das salas de aula.

OFICINAS DE CINEMA EM SANTA CRUZ: DOCUMENTÁRIO E MEMÓRIA

Este projeto se estabelece a partir práticas artístico-pedagógicas produzidas pelo Realizacine em 2023, por meio do edital de Ações Locais da Rio Filme, desenvolvidas junto a jovens estudantes do curso de pré vestibular da ONG Ser Cidadão no bairro de Santa Cruz, de modo a apresentar um conjunto de reflexões em torno de uma proposta relacionando cinema e educação como possibilidade de criação de documentários e de registro da memória em
contexto periférico.

UFOP É CINEMA

Desde 2020, o projeto WebCINETV UFOP desenvolve pesquisas, criação de obras audiovisuais nos gêneros documentário e ficção, bem como a organização de eventos na área. Estimulada por uma série de desdobramentos positivos do projeto WebCINETV, a gestão da Universidade decidiu nomear uma Comissão Especial, liderada por este
proponente, para a constituição de projeto e estudo de viabilidade da abertura de novo curso de graduação em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Ouro Preto.