Desafios e potencialidades do cinema e da educação na pandemia

A Mostra Educação deste ano é composta por três sessões. A primeira delas abriga os filmes feitos em resposta à chamada aberta especificamente para o evento cuja temática era exatamente Processos de Criação Audiovisual e Metodologias de Ensino. A segunda e a terceira sessões envolvem filmes realizados em dois programas chilenos:Programa Escuela al Cinee ProyectoCero de Conducta.

Na primeira sessão, nota-se a presença de trabalhos heterogêneos realizados fora das escolas, que permanecem fechadas em decorrência da covid-19. Os filmes apresentam então outras formas de fazer cinema e também guardam em sua forma fílmica os impactos da pandemia. Trata-se de um retrato do cinema e da educação realizado em tempo de pandemia no Brasil com suas limitações e potencialidades.

A segunda sessão é dedicada ao Programa Escuela al Cine, uma iniciativa da CinetecaNacional de Chile, financiada peloFondo de Fomento Audiovisual del Ministerio de las Culturas, las Artes y elPatrimonio, que tem por objetivo formar públicos escolares para o cinema e o audiovisual chilenos. Trata-se de um projeto que se nutre da história do acervo daCineteca e se comunica com a linguagem e as mídias digitais, tornando acessíveisfilmes, atividades, cursos e recursos pedagógicos para docentes e discentes interessados de qualquer região do Chile. Neste caso, a Mostra está constituída por uma mostra de documentários autobiográficos.

Uma oportunidade para conhecer a produção do Projeto Cero de Conducta será apresentada na terceira sessão. Esse projeto foi criado a partir do I Seminário Internacional El Cine es Escuela,por IgnacioAgüero, Daniela Sabrovsky, Nicolás Guzmán, Roxana Pey, ConstanzaContreras, MaríaInés Silva, Francisca Soto, Paola Campos, Pamela Lòpez, Ernesto Águila, Manuela Thayer, IsidoraGálvez, TizianaPanizza, Catalina Donoso. Em 2019-2020, o programa aderiu ao Programa Cinéma: CentAnsde Jeunesse, como a maioria dos projetos de produção audiovisual escolar latino-americanos têm direta ou indiretamente uma referência forte nessa iniciativa, que, infelizmente, foi recentemente descontinuado pela nova gestão da Cinemateca Francesa, apesar de todos os movimentos nacionais e internacionais de apoio.

Em conjunto as três sessões apresentam um panorama com diversas formas de lidar com a prática do cinema em distanciamento social com seus desafios e potencialidades.

Adriana Fresquet
Clarisse Alvarenga
Curadoras

Mostra Educação Sessão 1

Mostra Educação Sessão Cero en Conducta

Mostra Educação Sessão Escuela Al Cine

Mostra Educação – Média